Ministério da Pesca vai realizar Censo para avaliar produção pesqueira
Nos próximos dias, os pescadores da região receberão a visita de recenseadores. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não adiantou a contagem populacional em um ano. O censo, desta vez, é promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e tem como objetivo conhecer a realidade da produção de pescado no país. Ao todo, foram contratados 258 recenseadores. Destes, 20 trabalharão em Santa Catarina.
Os pesquisadores têm nível superior e estarão identificados com crachá, boné, camiseta, bolsa, palm top (computador de mão) e material de divulgação. Segundo o ministro Altemir Gregolin, os recenseadores não farão perguntas que costumam incomodar os piscicultores, como questões sobre o licenciamento ambiental das áreas onde atuam. Os produtores responderão a dois questionários, envolvendo apenas detalhes sobre a sua produção.
A previsão é que, em dezembro, o país tenha conhecimento da real produção nacional de pescado. Em 2007, a estimativa era de 289 mil toneladas anual, contra 87 mil toneladas em 1999. Os números particularizados serão divulgados apenas em fevereiro. De acordo com Gregolin, o custo do recenseamento está orçado em R$ 4,44 milhões.
Fonte: Notisul