Internet livre na orla do Mar Grosso está em fase de testes

A prefeitura de Laguna tem seu próprio sinal de internet e agora pretende disponibilizar para a população. Os primeiros testes estão sendo realizados na orla do Mar Grosso, na região do Molhes até as proximidades do posto salva-vidas número quatro.

Para acessar , as pessoas terão que fazer um cadastro, elaborar uma senha e com isso terão o direito de navegar pela internet durante duas horas ao dia, sem custo algum.

A pessoa ao ligar seu aparelho com acesso à internet irá receber um sinal com o endereço eletrônico www.lagunadigital.com.br, onde fará o seu cadastro.

De acordo com o coordenador do projeto Laguna Digital, Claúdio Horn, o modelo servirá de exemplo para outras regiões terem internet livre. “Na orla estamos testando. Até mesmo vendo os melhores locais para a colocação de antenas”. Os testes com os técnicos já foram realizados e com êxito.

A expectativa é que em meados de janeiro o sistema esteja completamente funcionando na orla, disponível para o cidadão, com placas e material de divulgação para orientar o morador.

“Vamos oferecer o sinal, a partir daí, o cidadão poderá usufruir como achar melhor, porém, diante de uma política de uso, onde não poderá acessar pornografia, orkut e msn”, explica.

Nos próximos meses, com o avanço da expansão em prédios, bairros inteiros e residências longe de uma antena os usuários poderão adquirir seu próprio equipamento de recepção de sinal.

Para o prefeito Célio Antônio a internet livre é a democratização da tecnologia. “O nosso objetivo é distribuir o sinal para todo o nosso município para que os mais carentes tenham também acesso”.

Através do projeto, os setores da prefeitura já estão integrados.