Prefeitura interrompe testes na internet livre para evitar pane no sistema

A prefeitura de Laguna tem seu próprio sinal de internet e agora pretende disponibilizar para a população. Os primeiros testes estão sendo realizados na orla do Mar Grosso, mas o grande número de usuários usando a internet pode gerar uma pane no sistema.

Por isso, explica o coordenador do projeto Laguna Digital, Cláudio Horn, “resolvemos   interromper momentaneamente os testes para que não haja problemas no funcionamento da internet na orla”.

Horn diz que cada vez mais aparecem usuários se conectando na rede Laguna Digital: “Havíamos previsto em torno de 10 usuários, mas ontem verificamos cerca de 50 pessoas conectadas a rede”.

Para a realização dos testes foram credenciadas dez pessoas, porém outras estão se conectando sem cadastro.

“Estes usuários cadastrados nos tem respondido que aprovaram a iniciativa da internet livre e que o serviço é bem veloz, condiz com as expectativa”, salienta Cláudio Horn.

“A disponibilização só será feita daqui pra frente por meio do cadastro de usuários e obtenção de senhas”, explica Horn.

Atualmente os técnicos estão trabalhando nos postos de salva-vidas 3 e 4 da orla.

A expectativa é que até o final deste mês o sistema esteja completamente funcionando na orla, disponível para o cidadão, com placas e material de divulgação para orientar o morador.

Mais detalhes:

Para acessar , as pessoas terão que fazer um cadastro, elaborar uma senha e com isso terão o direito de navegar pela internet durante duas horas ao dia, sem custo algum.

A pessoa ao ligar seu aparelho com acesso à internet irá receber um sinal com o endereço eletrônico www.lagunadigital.com.br, onde fará o seu cadastro.

“Vamos oferecer o sinal, a partir daí, o cidadão poderá usufruir como achar melhor, porém, diante de uma política de uso, onde não poderá acessar pornografia, orkut e msn”, explica.

Para o prefeito Célio Antônio a internet livre é a democratização da tecnologia. “O nosso objetivo é distribuir o sinal para todo o nosso município para que os mais carentes tenham também acesso”.

Através do projeto, os setores da prefeitura já estão integrados.