Ministro da Pesca vem à Laguna assinar convênio para construção de bancas de peixe

Nesta terça-feira, dia 26, o Ministro da Pesca, Altemir Gregolin estará na cidade para solenidade de assinatura do convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal para aquisição de uma draga de recalque, um caminhão caçamba com capacidade para 12 toneladas, óleo diesel para patrulha de dragagem, a construção de bancas de peixe e a realização do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do terminal pesqueiro.

No mesmo dia também será inaugurado o escritório regional do Ministério da Pesca em Laguna, localizado no primeiro andar .

A cerimônia será realizada no hall do Centro Administrativo Tordesilhas, às 9h 30min, com a presença de representantes do setor pesqueiro, empresários da pesca, lideranças políticas, colônia de pescadores e a comunidade.

Mais detalhes:

A implantação da patrulha de dragagem na lagoa Santo Antônio dos Anjos, através de uma draga de sucção e recalque, tem como objetivo melhorar o fluxo da maré e o tráfego das embarcações.

A dragagem consiste na limpeza e aprofundamento do canal de acesso dos pescadores artesanais, com a retirada de areia do fundo da lagoa.

As bancas de peixe serão construídas nas docas da lagoa, próximo ao Mercado Público.

O tradicional comércio de pescados à beira da lagoa voltará a impulsionar a economia e valorizar a cultura pesqueira do município.

A draga, o caminhão e o óleo diesel totalizam recursos do Ministério da Pesca no valor de R$ 719 mil e contrapartida da prefeitura de R$65 mil.

Para a construção das bancas, o repasse do Governo Federal é de R$ 109.820,35 e mais R$29.015,00 do município.

Os projetos foram viabilizados pelo secretário executivo do Ministério da Pesca, Karim Bacha.