Teste de Aids depois do carnaval. Homens, mulheres e adolescentes podem fazer o exame gratuitamente.

O Ministério da Saúde começa a segunda fase da campanha de prevenção à Aids depois do Carnaval. O objetivo é estimular a população, especialmente os jovens, a fazer o teste para diagnosticar a infecção pelo vírus.

O teste de Aids é uma forma responsável de evitar novos contágios, quando se passa por situações de risco, e aumentar o tempo de vida do doente.

A partir dos 12 anos, o jovem tem autonomia para fazer o exame, de forma sigilosa, sem necessitar de autorização dos pais.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o maior aumento do contágio é entre os jovens, as mulheres e os homossexuais com idade entre 13 e 19 anos.

De acordo com a coordenadora do Programa DST Aids de Laguna, Cristiane Nunes, são 218 homens e 169 mulheres com Aids no município, todo o atendimento é gratuito.

Somente nesta quinta-feira, dia 18, duas pessoas já tinham realizado o teste. “Não é necessário ter requisição médica. Basta trazer a identidade, menores acima de 12 anos podem fazer o teste sem estar acompanhado”, explica a enfermeira.

Os jovens iniciam a vida sexual cada vez mais cedo. Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas da População Brasileira, feita pelo Ministério da Saúde em 2009, mostrou que 64,8% das entrevistadas do sexo feminino entre 15 e 24 anos eram sexualmente ativas e 44% realizaram o exame pelo menos uma vez.

Em Laguna os testes podem ser feitos no Posto de Saúde Central, que fica ao lado da Fonte da Carioca, no centro histórico. O horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 16h.