Prédio onde foi proclamada a República Juliana terá novo visual

Na próxima semana deverão começar os primeiros preparativos para o início da revitalização do Museu Anita Garibaldi com recursos do BNDES e projeto do Iphan.
Nas segundas e terças-feiras os funcionários do espaço estarão embalando os objetos históricos que serão guardados num local seguro. Nas quartas, quintas, sextas-feiras, sábados e domingos o museu estará aberto a visitação das 9h às 17h. Assim que iniciar a revitalização, o museu será fechado.

No projeto estão as melhorias como iluminação e reforma nas paredes internas e externas.

A ideia é tornar o museu mais acessível aos portadores de alguma deficiência e a terceira idade.

A construção do Paço do Conselho foi iniciada em 1735.Terminada no segundo quartel do século XVIII, seu alicerce é feito de areia, barro, pedras e óleo de baleia. É dos monumentos mais velhos do sul do Brasil.

Conhecido como Edifício de Câmara e Cadeia, abrigava no piso superior a Câmara de Vereadores e no térreo, o corpo da Guarda Municipal. Foi na Câmara que se proclamou a República Catharinense Livre e Independente no ano de 1839.

O Museu Anita Garibaldi encontra-se nesta edificação desde 31 de julho de 1949. Trata-se de um museu composto por um acervo eclético, destacando-se peças de alto valor arqueólogo encontradas nos sambaquis da região, entre outras, relacionadas à formação sócio-cultural lagunense, destacamos ainda os objetos pertencentes ao ilustre lagunense Jerônimo Francisco Coelho, o acervo discográfico e a gaita de Pedro Raymundo.

Como acontece ?

No mês de julho de 2007, Laguna, a única em Santa Catarina, Salvador na Bahia e Marechal Deodoro em Alagoas foram selecionadas, por sua importância cultural e histórica, como cidades-pólo de investimento prioritário, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Seis milhões de reais foram disponibilizados pelo banco, conforme os projetos apresentados, através da lei Rouanet.

O que é lei Rouanet ?

A Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet, é uma lei brasileira para incentivar investimentos culturais, que pode ser usada por empresas e pessoas físicas que desejam financiar projetos culturais.

Com ela é possível deduzir do imposto de renda até 100% do valor investido em um projeto cultural.