Estudo preliminar de adequação do prédio do Cine-teatro Mussi é entregue

O Cine-teatro Mussi será revitalizado, o Ministério da Cultura comprou o espaço e agora o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) coordena o projeto da reforma. A empresa Oficina de Arquitetos foi contratata através de licitação para realizar todo o projeto. O objetivo é iniciar a obra no segundo semestre de 2010.

Na última semana, os técnicos da empresa estiveram reunidos com os profissionais do Iphan para apresentar o primeiro estudo para adequação do edifício do Cine, tombado pelo patrimônio histórico em 1985.

Segundo a arquiteta responsável pelo escritório do Iphan de Laguna, Ana Paula Citadin, concluído o projeto será realizada a licitação para o início e término da obra.

O Governo Federal já liberou R$ 700 mil. Apenas com a conclusão do projeto que será conhecido o valor total da revitalização.

O projeto

O espaço será adequado para exposições, apresentações teatrais, cinema e shows. Foi solicitado para os arquitetos propostas para acessibilidade, banheiros, palco maior e novas poltronas. Todo o prédio deverá passar por reformas no sistema hidraúlico, elétrico, pintura, cobertura e paredes.“ Um estudo será realizado para identificar as cores originais do prédio.”, explica Ana Paula.

A história

O Cine Mussi foi inaugurado em dezembro de 1950, e fechou suas portas em 1992. Tem capacidade para 900 lugares, distribuídos em dois andares, possuindo uma distância entre a cabine de projeção e a tela de cerca de 70 metros. Além de exibição cinematográfica, recebeu várias companhias de teatro e música, e também orquestras locais e internacionais, numa época em que Laguna vivia o seu período de prosperidade econômica.

O Cine-teatro Mussi situa-se na orla da Lagoa de Santo Antônio e possui o estilo arquitetônico Art-Decó.

Nas décadas de 1920 a 1950 desenvolveu-se uma arquitetura com influências art-Decó em Laguna, mas com poucos exemplares significativos já em decorrência do declínio econômico que a cidade sofria.

Este estilo retrata a modernidade e a era da máquina, vivida a partir de 1920. Suas características são a ruptura com o passado e a inspiração no futuro, influenciado pelo cubismo e por outras correntes artística do começo do século XX.

O art- déco surgiu como estilo produzido, principalmente, por designers para adequar seus produtos à indústria. Ele é o prenúncio do modernismo.