Diretor da Casan visita prefeito Célio Antônio

O diretor de projetos especiais da Casan, Adelor Vieira, esteve na manhã desta quarta-feira dia 2, no gabinete do prefeito de Laguna Célio Antônio. No encontro, Vieira apresentou alguns detalhes da obra de tratamento do esgoto sanitário no município.

“Nossa intenção, primeiramente, é levar ao conhecimento do prefeito Célio detalhes como; trânsito em meia pista, máquinas circulando pela cidade. Aparentemente seria um transtorno, mas, a grandeza da obra dirá por si só a importância deste projeto”, acrescentou Vieira.

Já o prefeito Célio Antônio, falou da interação da comunidade, poder público e da Casan com a empreiteira responsável pela obra, “abriremos um canal de diálogo na sociedade num processo aberto de esclarecimento a população”, disse.

A Casan agora cumpre o cronograma de trabalho, que inclui finalização dos detalhes do projeto e início da obra.

Adelor Vieira deve agendar nos próximos dias uma visita à Câmara de Vereadores para esclarecer também pontos da excecução da obra.

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que, para cada um real investido em saneamento básico, são economizados pelo menos cinco reais em remédios e tratamentos de saúde na rede hospitalar.

Entenda o caso

Assinado contrato para o saneamento básico – matéria divulgada dia 14 de maio de 2010

O saneamento básico de Laguna terá mais R$ 28 milhões destinados para o Centro Histórico, Portinho, Morro da Glória, Magalhães, Vila Vitória e Mar Grosso. Outros R$ 10 milhões, na fase de licença ambiental, foram destinados para estruturação de projetos.

Os recursos para as obras vieram do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com o BNDES, Caixa Econômica e Ministério das Cidades, através do secretário nacional, Leodegar Tiscoski.

A assinatura do contrato foi realizada nesta sexta-feira, dia 14, no auditório do Ceal, com a participação do prefeito Célio Antônio, vice prefeito Luís Fernando Schiefler, presidente da Casan, Walmor de Lucca, governador do Estado, Leonel Pavan, senadora Ideli Salvati e o representante da Caixa, Jacemar Bitencourt.

Com a obra serão atendidas as bacias A, B e M, que incluem o Centro Histórico e o bairro Magalhães, beneficiando 19 mil habitantes em 6.386 ligações prediais.

Serão assentados 48 mil metros de rede coletora, além de oito mil metros de interceptores, e construídas sete estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto compacta com vazão para até 35 litros por segundo.

Os investimentos totalizam R$ 28 milhões 714 mil 121, dos quais R$ 25,8 milhões são financiados