Processo conjunto entre hospital e Secretaria de Saúde para diminuir atendimento na emergência

A secretária de Saúde, Tanara Cidade de Souza, participou na segunda-feira, dia 21, da reunião com a diretoria do hospital Senhor Bom Jesus dos Passos. Na pauta, a atual situação da entidade. Ficou acertado entre o Governo Municipal e Hospital de Laguna um processo conjunto para tentar diminuir as despesas geradas pela emergência. Como? Através de um trabalho de conscientização da população para utilizar as unidades básicas de saúde, pois determinados procedimentos poderiam estar sendo realizados nos postos das comunidades. “Sabemos que muitos casos que aparecem na emergência não são de urgência”, explica a secretária.

A presidente do Hospital, Regina Ramos de Souza, explica que a demanda vem aumentando. “O trabalho da Secretaria de Saúde é louvável, principalmente, pagando o anestesista, estamos procurando uma solução”, salientou.

Atualmente, o hospital recebe R$ 35 mil para emergência (vindos do Ministério da Saúde), R$ 27.500 ( Fundo Municipal de Saúde), R$ 19 mil ( pago para o anestesista), R$ 124 mil ( Autorização Interno Hospitalar – SUS) e R$ 13.752 mil ( incentivo do Governo Federal).

Com o trabalho de conscientização a intenção é diminuir a demanda na emergência e por consequência, os custos.

A secretária Tanara também salientou a importância de buscar auxílio no Estado, que segundo ela, “ somente repassa R$ 4 mil por mês para a entidade”.

O Governo Municipal também está contribuindo com a entidade cedendo o engenheiro Gerson Ribeiro para os projetos relacionados com a construção da Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I.)