Rede pública terá vacina contra a meningite

A coordenadora do setor epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Raquel Copetti, está participando durante o dia de hoje, 22, de uma reunião técnica da saúde em Florianópolis, para buscar informações sobre a vacina contra a meningite – antimeningocócica C, que será oferecida pela primeira vez pela saúde pública. No encontro será divulgado o calendário de vacinação e efeitos colaterais. Na reunião também irá ser apresentado um levantamento dos casos de meningite no estado.

A meningite é uma doença grave que acomete pessoas de qualquer idade e é causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, parasitas e fungos. A doença meningocócica (causada pela Neisseria meningitidis), pela gravidade e potencial de ocasionar surtos e epidemias, apresenta maior importância em saúde pública.

Geralmente, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.

Principais Sintomas

Para crianças acima de um ano de idade e adultos são febre alta com dor de cabeça intensa e contínua, vômitos, náuseas, rigidez da nuca e pequenas manchas avermelhadas na pele. Já em crianças menores de um ano, os sintomas não são tão evidentes, prestando atenção para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

Como tratar e prevenir

Após a avaliação médica e se for constatado a presença do vírus, o tratamento é realizado com antibióticos. A melhor forma de prevenção é a detecção e o tratamento precoce do caso, evitando que a doença seja transmitida a outros indivíduos.

Histórico

A meningite meningocócica foi estudada pela primeira vez por Vieusseux, em Genebra, na Suíça, durante um surto que aconteceu em 1806. A bactéria responsável pela doença foi descoberta em 1884. Os primeiros casos desta doença no Brasil foram registrados em 1906. Nesta época foi realizada uma campanha de vacinação nacional, na qual foi utilizada a vacina antimeningocócica AC. O meningococo apresenta os sorotipos A, B, C, X, Y e W135.