Aula inaugural do curso de Engenharia de Pesca
A aula inaugural do primeiro curso de Engenharia de Pesca no Estado de Santa Catarina foi realizada nesta quinta-feira, às 8h, no auditório do Hotel Ravenna.
O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, inaugurou o curso, que conta com 40 alunos.
Único de Santa Catarina e o segundo da região sul, tem o perfil direcionado à formação de profissionais com atuação em águas marítimas, fluviais e lacustres.
A escolha de Laguna para a implantação do curso de Engenharia de Pesca deveu-se à elevada produção de camarão em suas oito lagoas e de pescado na costa do Atlântico Sul.
O centro da Udesc iniciou uma extensão do curso em todas as regiões de Santa Catarina com a finalidade de mostrar que o perfil do profissional de Engenharia da Pesca não é somente direcionado à produção em água salgada, mas também em água doce onde há uma elevada produção de peixe em lagoas espalhadas pelo interior.
O objetivo do engenheiro de pesca é administrar o cultivo, a captura e a comercialização do peixe de água doce e salgada e outros organismos aquáticos; explorar os recursos naturais fundamentado no domínio do conhecimento das ciências básicas da Engenharia e da Biologia e buscar soluções para os problemas do setor pesqueiro marítimo, fluvial e lacustre, além de resgatar a importância do pescador artesanal.