Patrimônio histórico de Laguna aproxima Brasil e França
O município de Laguna foi escolhido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan) como cidade piloto para o projeto de cooperação internacional entre França e Brasil.
Uma equipe brasileira deverá viajar dia 21 de outubro para a capital francesa com intuito de dinaminizar a troca de experiências.
De acordo com o prefeito Célio Antônio França tem vasta experiência na área do patrimônio histórico, o município vai ganhar muito com isso, explicou.
Laguna disputou a nomeação com cidades da região sudeste, a exemplo do Rio de Janeiro.
A cooperação já estava prevista no ano de 2009, quando foi assinado o acordo entre os dois países. A escolha por Laguna foi divulgada na última semana.
Durante dois anos, vários eventos ocorreram no Brasil e na França para aprofundar as relações entre os dois países.
Para isso, foram realizados centenas de eventos em todo o país, como exposições, shows, concertos, ciclos de cinema, seminários e festivais, que deram ao público brasileiro a oportunidade de acompanhar manifestações artísticas da França contemporânea e conhecer mais a fundo a cultura daquele país.
O Ano do Brasil na França, ocorrido em 2005, mobilizou mais de dois milhões de franceses e obteve um grande retorno da mídia, atingindo os principais veículos de comunicação do país durante quase todo o ano. Como resultado, houve um aumento de 27% de turistas franceses no Brasil e mais de 450 milhões de dólares em produtos brasileiros exportados para França.
Nos últimos dois anos, mais de 200 projetos foram realizados no Brasil com intuito de promover o intercâmbio entre os dois países.
Dentre eles, a participação de Laguna como cidade piloto para o projeto de cooperação internacional.