IBGE encontra problemas para finalizar o censo populacional em Laguna

Na reta final da pesquisa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Laguna ainda não alcançou a meta. O problema está nas residências que se encontram fechadas, onde os recenseadores não conseguiram realizar as entrevistas.

De acordo com o posto do IBGE em Laguna, foram entrevistados 49.850 moradores até esta sexta-feira, dia 22. Os recenseadores precisam alcançar mais de 50 mil pessoas, número oficial de residentes no município.

De acordo com o prefeito Célio Antônio, se o Censo não alcançar o real número de habitantes, isso refletirá em diminuição de recursos para Laguna: “O repasse do Fundo de Participação dos Municípios reduzirá e poderemos perder até R$2 milhões por ano”.

Os recenseadores irão intensificar as visitas domiciliares, incluindo finais de semana e feriado. Pessoas que ainda não foram entrevistadas, podem entrar em contato com o IBGE no telefone 3644-4947, ou então, ir ao escritório localizado no segundo andar do Mercado Público.

Todos os entrevistadores estão caracterizados com colete, bonés e PDAs (computadores de mão). A pesquisa está prevista para terminar no dia 31 de outubro.

Saiba mais:

O Fundo de Participação dos Municípios é distribuído de acordo com o número de habitantes. Os recursos são provenientes da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados.

Laguna, que oficialmente possui 50.452 habitantes, recebe 2, 2 de repasse. Se o número baixar de 50 mil, o coeficiente diminui para 2,0. Isso representa uma diminuição de até R$2 milhões de recursos ao município anualmente.