Dia para conscientizar sobre os perigos da Aids

Com o tema “O diagnóstico precoce depende de você”, o Programa DST/Aids de Laguna lançará amanhã, nos postos de saúde a campanha de conscientização para a coleta de exames do vírus HIV.

Panfletagens, orientações e distribuição de preservativos serão as atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde no Dia Mundial Contra a Aids, comemorado neste 1 de dezembro.

“O objetivo é aumentar o número de exames repassando informações para a população realizar o exame”, comenta Chris Nunes, do Programa DST/Aids.

Ela informa que desde a implantação do Programa Municipal, em setembro de 1990), foram realizados 21.105 exames anti HIV.
Destes, 180 são soropositivos para HIV, 210 notificados como AIDS e 7 como transmissão vertical (mãe gestante passou a doença para o filho). Em relação à faixa etária, prevalece a sorologia para o HIV entre 20 a 49 anos.

Números da doença sobre a Aids:
HIV:masculino: 85
HIV feminino: 95

AIDS masculino: 129
AIDS feminino: 81

O HIV pode levar vários anos dentro de um organismo antes de aparecerem os primeiros sintomas da doença. Isso depende do estado de saúde da pessoa, principalmente. Por isso, ser portador do vírus HIV é diferente de ter Aids.

Onde fazer o teste ?

Em Laguna, no laboratório central, no Posto de Saúde da Carioca, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h. O teste é gratuito e sigiloso.