Plano Municipal de Habitação foi concluído

O Plano Municipal de Habitação, um instrumento para planejar a cidade, já foi concluído.

De acordo com a assistente social Ketlyn Sônia de Mello, da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social do Município de Laguna é um instrumento de planejamento, tanto da àrea rural, quanto da àrea urbana, onde durante todo o processo de sua elaboração, foi possível conhecer a realidade e a carência habitacional de cada região.

Laguna tem 1.558 famílias com renda até 3 salários mínimos, 529 famílias com renda acima de 3 salários mínimos que precisam de um lar, ou uma nova casa.

O Plano identificou como assentamento precário os seguintes bairros : Vila Vitória, Casqueiro, São Judas Tadeu, Ponta das Pedras, Malvina, Coloninha, Taquaruçu, Morro da Glória, Canto da Lagoa, Nova Fazenda. As áreas mais problemáticas são na Ponta das Pedras e São judas Tadeu, com características distintas.

Através do Plano o município já está pronto para pleitear recursos para diminuir o défict habitacional em Laguna.

A princípio as pessoas poderão se inscrever no setor de Habitação para posteriormente auxiliar na pré-seleção de futuros programas.

No município, através de incentivo do Programa Minha Casa, Minha Vida, a iniciativa privada está construíndo um conjunto habitacional – Portal dos Açores Residencial, onde serão beneficiadas famílias com renda entre 3 a 5 salários mínimos, com total de 16 blocos de apartamentos, com 320 unidades.

Já foi aprovado também um empreendimento – conjunto habitacional Henrique Paes de Medeiros, renda familiar até 3 salarios mínimos; total de 11 blocos, sendo 176 unidades habitacionais.

Para a assistente social, Ketlyn Sônia de Mello, é importante as famílias estarem cadastradas no setor de habitação do município, pois irá contribuir no momento de requisitar um auxílio.

O município tem um Conselho Municipal de Habitação com a participação de entidades, além do Poder Executivo Municipal, fazem parte : 19ª Secretaria Regional de Desenvolvimento Social de Laguna, Caixa Econômica Federal, Defesa Civil municipal, Associação de Moradores ( Barranceira, Ribeirão Pequeno, Cigana), Sindicato dos Bancários, Colônia de Pescadores Z14, Acil, Udesc, Unisul, Instituto Boto Flipper e Aframor.

O setor de habitação do município está localizado no terceiro andar do Centro Administrativo Tordesilhas. Mais informações no 3644-8740.