Dia para agradecer e oferecer presentes para Iemanjá

Perfumes, espelhos e sabonetes estão entre os presentes mais apreciados por Iemanjá. São eles que irão enfeitar o barco que será colocado no mar na noite do próximo dia 2 de fevereiro, às 21h, no Mar Grosso, data festejada em todo o Brasil, para homenagear a Mãe dos orixás, de acordo com os adeptos do candomblé e da umbanda, e de Nossa Senhora dos Navegantes, conforme os católicos.

Os festejos serão concentrados na areia do Mar Grosso, em frente ao antigo calçadão. Grupos de várias partes do município estarão participando no evento, com seus tambores e cânticos.

No município são aproximadamentes 34 centros de umbanda ou candomblé.

Na mesma data, os católicos estarão prestando homenagens para Nossa Senhora dos Navegantes, com missa e procissão na paróquia do bairro Magalhães.

Saiba mais

Significado: iya; mãe. Omo; filho. Eja, peixe
Dia da semana: Sábado
Cores: branco e azul (cristal translúcido)
Saudação: O doiá! (odo, rio)
Elemento: água
Domínio: mar, água salgada
Instrumento: abebê (espelho)

Iemanjá é proveniente de uma nação chamada Egbá, na Nigéria, onde existe um rio com o mesmo nome deste orixá.

Ela seria filha de Olokum (mar) e mãe da maioria dos Orixás. Sua cor é branca, associada ao orixá Oxalá e juntos teriam feito a criação do mundo.

Na África, Iemanjá é associada à fertilidade e fecundidade.

Nas danças míticas, seus iniciados imitam o movimento das ondas executando curiosos gestos, ora como se estivessem nadan¬do no mar, abrindo os braços, ora levando as mãos à testa e ele¬vando-as ao céu, indicando as variações das ondas do mar.

Iemanjá segura um leque de metal e um espelho. Tem diversos nomes (ou qualidades) referentes à diversidade e às diferentes profundidades dos trechos do rio “Yemoja”.

Ela representa a criação efetivada. O seu leque, chamado abebê, tem em seu centro um recorte, onde surge o desenho de uma sereia. Em outros modelos deste apetrecho, constam a lua e a estrela.

Complacente e pródiga, é responsável pela pescaria farta, além da vida com abundância de alimentos.