Laguna livre da dengue. São 148 armadilhas e 45 pontos estratégicos distribuídos no município.

Em 2010, Laguna se manteve livre da dengue. Nenhum caso autóctone (contraído dentro do município) da doença foi registrado.

Para a supervisora do Programa da Dengue no município, Anabel Alves, este resultado demonstra que o trabalho que vem sendo realizado está no caminho certo.

A transmissão da doença acontece através do mosquito Aedes aegypti. Para tanto ele deve primeiro picar uma pessoa que esteja infectada para depois repassar o vírus à outra. Sem isto não há contágio, e a simples presença o inseto em uma cidade não
determina que nela haja casos de Dengue. “Mas é preciso combatê-lo para evitar a possibilidade do ciclo se completar e levar a uma situação incontrolável”, explica Anabel.

Nesta semana, na cidade de Chapecó aconteceu o primeiro caso de contágio dentro do estado de Santa Catarina.

De acordo com os dados do setor de combate a dengue da Secretaria da Saúde em 2010 não foram detectados focos com larvas do mosquito da Dengue. O último caso foi em 2008. Para tanto o município dispõe de 148 armadilhas espalhadas em todas as regiões. Cada um desses locais é monitorado semanalmente pelos agentes de combate à dengue.

Além disso, em 45 pontos estratégicos (cemitérios, borracharias,depósitos, floricultura, garagens de transportadoras, etc) é feito um monitoramento especifico.

Para a supervisora, a população precisa estar mais consciente. “Já presenciamos casos de caixa de água sem tampa, piscina sem cuidados e vasilhas com água no quintal”, conta.

Prevenção

Veja o que fazer para prevenir a proliferação da Dengue:

1.Mantenha caixas de água e outros recipientes que possam acumular água fechados ou com a boca voltada para o solo. Lembre-se de que para a fêmea do Aedes aegypti colocar seus ovos basta uma simples tampinha de garrafa;
2. Limpe as calhas para evitar o acumulo de água;
3.Não deixe água acumulada em lajes ou telhados;
4. Encha de areia os pratinhos sob os vasos de plantas;
5. Vasos de plantas aquáticas devem ter a água trocada pelo menos uma vez por semana. Lave bem o recipiente usando uma escova e sabão;

Mais informaçãoes no 3644-1315 ( Vigilância Sanitária ).