Aniversário de 18 anos da Fundação Lagunense de Cultura

A Fundação Lagunense de Cultura, entidade criada através de um decreto, em 1993, completará em 2011, 18 anos, dia 13 de abril.

A festa será realizada na Praça Paulo Carneiro, em frente ao Mercado Público, às 15h. Como atrações, apresentação cultural com a participação do Sesc e o Grupo Cultural Casa da Dindinha, do distrito de Ribeirão Pequeno.

O evento será realizado pela Prefeitura Municipal de Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura, com apoio do Sesc Laguna. Agradecimentos também à Panificadora Itália, Panificadora Filliphi e Tieli Supermercado.

Obs: Em caso de mau tempo, o evento será realizado nas dependências do Mercado Público, próximo ao bar da Dorza.

A Fundação Lagunense de Cultura, entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, de caráter beneficente e cultural, foi instituída pela Lei Municipal nº 0271/93, pelo prefeito Jorge Tadeu Zanini, com prazo de duração indeterminado, com sede e foro no município de Laguna e jurisdição em todo o seu território.

A F.L.C tem por finalidade dinamizar e incrementar a cultura no município de Laguna, hoje a presidência da fundação é exercida por Denise Pegorara.

São órgãos subordinados a F.L.C: o Acervo Wolfgang Ludwig Rau, o Arquivo Público Casa Candemil, os Museus Anita Garibaldi e Casa de Anita, responsáveis permanentes pelo arquivo histórico do município.

Compete à Fundação Lagunense de Cultura preservar, administrar e coordenar, as atividades culturais do município. E tem por objetivos: zelar pela conservação do patrimônio histórico e cultural de Laguna; promovendo a divulgação das tradições culturais e do folclore regional, a edição de livro e outras publicações que divulguem as tradições históricas e culturais do município através de estudos e pesquisas sobre a história, o folclore, genealogia e outros aspectos de interesse cultural.

No transcorrer do ano, a F.L.C desenvolve eventos como o carnaval considerado o melhor do sul do pais, a maior festa popular, que se inicia com a escolha da Rainha e o Rei Momo, seguido pelo pré- carnaval, o ensaio aberto das escolas de samba, que envolve toda a sociedade lagunense, é também muito apreciado por turistas. Durante as festividades carnavalescas também brilham os blocos, as escolas e bloco de sujos, um dos mais antigos que, atualmente, arrasta milhares de foliões por toda a cidade.

As tradicionais festas religiosas da cidade são abrilhantadas por apresentações culturais promovidas pela fundação, destacando a Festa de Santo Antônio dos Anjos e a Festa do Divino Espírito Santo.

Outro evento desenvolvido é a Semana Cultural de Laguna, durante o evento são desenvolvidas inúmeras atividades de cunho cultural, como apresentações artísticas, teatrais e musicais, exposições de artesanato, de artes plásticas e a gastronomia local.

Apóia também a apresentação de peças teatrais como A Ressurreição de Cristo e a República em Laguna, espetáculos esses apresentados ao ar livre, envolvendo artistas lagunenses.

Executa projetos como: Cultura na Praça, que leva as praças da cidade exposições e apresentações folclóricas e culturais, a Oficina do Samba que traz ao Mercado Público a música dos grupos de pagode e samba de raiz e, recentemente, implantou a Agenda Cultural, uma série de eventos desenvolvidos nos principais pontos turísticos da cidade levando ao público a cultura de forma popular.