Agentes de Endemias nas unidades de saúde
Os bairros do município terão um profissional para contribuir nas ações de vigilância e educação ambiental. Os agentes de endemias estão sendo nomeados nas Unidade de Saúde e, num primeiro momento seu trabalho é levantar o mapa da sua área de cobertura.
Serão mais de 15 profissionais contratados através do processo seletivo.
De acordo com a secretária de Saúde, Tanara Cidade de Souza, o agente tem a função de atuar como elo de ligação da Unidade Básica com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica.
Atividades de combate e prevenção de endemias, mediante a notificação de focos endêmicos, vistoria e detecção de locais suspeitos, eliminação de focos, verificação de caixas dágua, calhas, telhados e orientações gerais de saúde.
A prevenção da dengue conforme o Ministério da Saúde será de acompanhar, por meio de visita domiciliar todas as famílias sob sua responsabilidade, de acordo com o Plano de Trabalho definido pela equipe (orientação sobre limpeza de quintal, de caixa dágua, de animais domésticos, etc);
Também emitir relatórios das atividades desenvolvidas e coleta de dados para os sistemas de informação e subsídio para avaliação e planejamento.
Cuidar da vigilância, monitoramento e controle de vetores em geral, hospedeiros e reservatórios relacionados a doenças;
Outra atividade é vigiar animais transmissores da raiva, animais peçonhentos que podem causar acidentes.
Controle de fatores de contaminação biológica da água.
Controle e acompanhamento de fatores físicos e químicos relacionados à contaminação ambiental.
A colocação desses agentes nas Unidades Básicas segue recomendação do Ministério da Saúde, através da Portaria 1.007 de 04 de maio de 2010 e Portaria 611 de 10 de novembro de 2010.