Ligações para telefone fixo entre municípios da Amurel passam a ter custo de tarifa local

A partir de agora quem utiliza telefone fixo passa a realizar chamadas a custo de ligação local para municípios que apresentem continuidade geográfica e mesmo código de área nacional (DDD). A medida entrou em vigor no dia 28 de maio.

Com a medida, os habitantes de uma região metropolitana não pagarão mais tarifas de ligações interurbanas para municípios vizinhos. Esses telefonemas passarão a ser cobrados como locais. Ou seja, ligar de Laguna para Braço do Norte, por exemplo, terá o mesmo custo que uma chamada interna.

Em Santa Catarina, 4,8 milhões de moradores das regiões metropolitanas (RMs) de Chapecó, Tubarão, Florianópolis, Vale do Itajaí, Lages, Carbonífera, Norte e Nordeste Catarinense e Foz do Rio Itajaí estão sendo beneficiados.

Os valores de ligações entre fixos e móveis – e vice-versa – não sofrerão mudanças com as alterações de áreas locais.

♦ Municípios que integram a RM Tubarão*
Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Orleans, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão.

Entenda:

A mudança foi publicada pela Anatel em 21 de janeiro de 2011, com a revisão do Regulamento sobre Áreas Locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). O novo Regulamento amplia os critérios de definição de áreas locais, que passa a abranger o conjunto de municípios pertencentes a uma região metropolitana ou região integrada de desenvolvimento (Ride) que tenham continuidade geográfica e pertençam a um mesmo código nacional de área (DDD).

A medida beneficiará, direta ou indiretamente, até 68 milhões de pessoas em todo o Brasil, em cerca de 560 municípios.