Anita e Giuseppe no twitter e facebook
A partir desta quarta-feira, dia 2 de junho, a história da República em Laguna será contada através do twitter. Anita, Garibaldi e outros personagens históricos irão ganhar vida para narrar a batalha ocorrida em 1839. Para ter acesso basta ir até o www.clicrbs.com.br
A República Juliana, também conhecida como República Catarinense, foi um estado republicano proclamado dentro do território do atual estado de Santa Catarina, em 24 de julho de 1839, e que perdurou até 15 de novembro do mesmo ano. Foi uma extensão da Revolução Farroupilha, iniciada na província vizinha do Rio Grande do Sul, onde havia sido proclamada a República Rio-Grandense.
A 14 de Julho de 1839 os lanchões rumavam a Laguna, sob o comando geral de David Canabarro. O Seival era comandado pelo norte-americano John Griggs, conhecido como João Grandão, e o Farroupilha comandado por Garibaldi.
Na costa de Santa Catarina, próximo ao Rio Araranguá, uma tempestade pôs a pique o Farroupilha, salvando-se uns poucos farrapos, entre eles o próprio Garibaldi.
Finalmente atacaram por terra, com as forças de Canabarro, e por água. Entrando em Laguna através da Lagoa Garopaba do Sul, cruzando a Barra do Camacho, passando pelo Rio Tubarão e atacando Laguna por trás, surpreendendo os imperiais que esperavam um ataque de Garibaldi pela barra de Laguna e não pela lagoa. Garibaldi com o Seival, tomou Laguna, com ajuda do próprio povo lagunense, a 22 de Julho de 1839.
A 29 de julho de 1839 proclama-se a República Juliana, para a preservação do porto em mãos republicanas. O nome “Juliana” refere-se ao mês da proclamação.