Último final de semana da Festa de Santo Antônio

No último final de semana da festa consagrada ao padroeiro do município, Santo Antônio dos Anjos, muitas atrações estão reservadas para lagunenses e turistas que nos visitam.

Confira a programação:

10 de Junho – (Sexta-feira)
19:30h = Trezena de Santo Antônio dos Anjos tendo como orador Padre Rafael Schlickmann – Pároco Magalhães. Tema: Santo Antônio defensor dos pobres. Comunidade convidada: Portinho. Pastoral de apoio: Criança.
20:30h = Musical Dona Chica – palco interno.
21:00h = Show Nacional com Frei Zeca e Banda Evangeliza Show.

11 de Junho – (Sábado)
10:00h = Corrida Rústica Escolar – Saída e Chegada: Rua Jerônimo Coelho em frente a Igreja Matriz. Organização: Instituto Tática e Ação/Departamento Municipal de Esportes.
18:00h = Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora – Bairro Progresso.
19:00h = Trasladação da Imagem de Santo Antônio dos Anjos saindo da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora no Bairro Progresso contando com a presença de autoridades estaduais e nacionais.
Show Pirotécnico e Musical nas docas do Mercado Público
20:00h = Trezena de Santo Antônio dos Anjos tendo como orador Dom Wilson T. Jonck – DD Bispo Diocesano de Tubarão. Tema: Santo Antônio nosso padroeiro. Comunidade convidada: Portinho. Pastoral de apoio: Renovação carismática.
20:30h = Exposição de BONSAI – (uma homenagem a cultura japonesa) – local: Centro Cultural – Responsável: Cultivador de Bonsai Dr. Joel Lorenzoni.
21:00h = Musical Vento Negro – palco interno.
21:00h = Show com a Banda Prakatá – palco externo.
23:30h = Baile Jovem no Congresso Lagunense
23:30h Tradicional Baile de Santo Antônio com a Banda Status na União Operária

12 de Junho – (Domingo)
09:30h = Santa Missa
11:00h = 13 casais receberão a benção matrimonial de Santo Antônio dos Anjos.
12:00h = Tradicional almoço de Santo Antônio dos Anjos no restaurante do Centro Cultural.
16:00h = Procissão de Santo Antônio dos Anjos pelas principais ruas do Centro Histórico
18:00h = Santa Missa
19:30h = Trezena de Santo Antônio dos Anjos tendo como orador Padre Lino Brunel – Coordenador Diocesano de Pastoral. Tema: Santo Antonio e a motivação pastoral. Comunidade convidada: Mar Grosso. Pastoral de apoio: Movimento de irmãos.
20:30h = Musical Folha Nativa – palco interno.
21:00h= Show com a Banda Ph7 com Juízo – palco externo.

13 de junho – segunda-feira – Dia de Santo Antônio dos Anjos
10:00h = Missa Festiva de Santo Antônio dos Anjos com a participação da Irmandade do Ss. Sacramento e Santo Antônio dos Anjos e posse de novos membros.
12:00h = Tradicional Almoço de Santo Antônio dos Anjos no restaurante do Centro Cultural
15:30h = Procissão Motorizada com a benção dos automóveis.
19:30h = Trezena de Santo Antônio dos Anjos tendo como orador Frei Cácio R. Petekoz – Pároco da Trindade – Florianópolis. Tema: Santo Antônio nosso intercessor. Anúncio dos Festeiros de 2012. Adeus Antônio. Comunidade convidada: Matriz. Pastoral de apoio: Ministros da Comunhão e Oficina de Oração.
20:30h = Musical Diego Acústico – palco interno.
21:00h = Show com o Grupo Boca da noite – palco externo

Vida de Santo Antônio

Fernando de Bulhões y Taveiro de Azevedo nasceu em Lisboa, no dia 15 de agosto de 1195. Seu pai queria torná-lo cavaleiro, mas sua história seria escrita com a fé e amor ao próximo. Sua vontade em conhecer, estudar as escrituras sagradas desde cedo afloraram. Formou-se em Filosofia no Seminário da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho e cada vez mais aprofundava-se nos estudos, tornando-se sacerdote em 1219. Ainda lhe faltava algo.

Foi através da morte de seus amigos, os cinco jovens franciscanos que foram martirizados, que Fernando encontrou um novo objetivo de vida, tornando-se em 1221, um frade franciscano, mudando seu nome para Frei Antônio de Lisboa.

Decidiu o agora Antônio deslocar-se a Marrocos para evangelizar, pregar a palavra sagrada. O destino negou esse desejo. Acometido por uma grave doença, seus Superiores da Ordem, resolveram repatriá-lo. No retorno, um evento climático arrastou o barco para as costas da Itália, onde Antônio se destacaria como grande teólogo e grande pregador. Nobreza, população carente, bispos, a estrutura do Clero. Todos queriam ouvir aquele estudioso da Bíblia. A profundidade dos textos doutrinários de Antônio fez com que o papa Pio XII o declarasse doutor da Igreja.

Morreu aos 36 anos, na manhã do dia 13 de junho. Márcio José Rodrigues escreve em seu livro A Confraria: “…Morreu serenamente a treze de junho, sexta-feira, de 1231, entoando um hino à Virgem Maria. Finalmente, fixando um ponto no espaço, pronunciou: Vejo meu Senhor!
Misteriosamente, naquele momento, as crianças em Pádua, saíram às ruas, gritando em coro que o Santo Antônio morreu.”

Foi canonizado em 30 de maio de 1232. Tamanha a quantidade de milagres atribuídos a ele. Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil. Também é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos. Para nós, o nosso Santo Antônio dos Anjos, é muito mais, é exemplo de amor, carinho e dedicação a todos. Sentimentos que renovam a nossa fé, ao santo padroeiro Antônio.

Festeiros:

Alessandro Floriano;