Jornalistas lançam o “Almanaque do futebol catarinense” em Laguna

O “Almanaque do Futebol Catarinense”, escrito pelos jornalistas Zé Dassilva e Émerson Gasperin, vai ser lançado na terça-feira em Laguna. O evento será realizado na Casa do Patrimônio do Iphan, às 19h.
A obra de 208 páginas levou cerca de dois anos para ficar pronta. “O livro tem mais de 500 fotos e mil histórias e levou esse tempo desde que escrevemos a primeira linha até encaminharmos para a gráfica”, conta Émerson, natural de Laguna.

O livro relata fatos e passagens folclóricas do esporte em Santa Catarina, do primeiro jogo realizado no estado, em 14 de agosto de 1910, aos dias atuais.

A obra conta a história de 60 times de futebol, muitos deles já extintos, das maiores conquistas dos times catarinenses e de insólitas taças conquistadas no exterior. Os fatos mais relevantes de todas as edições do campeonato estadual e as decisões de cada ano são abordados em uma linha do tempo.

Os principais atletas nascidos em Santa Catarina e os craques de outros lugares que vestiram camisas das equipes locais ganharam mini-biografias.

A memória dos clássicos não ficou de fora e não faltaram passagens folclóricas, como o dia em que o árbitro expulsou os 22 jogadores de campo. “É uma obra ecumênica: todas as torcidas do estado terão motivo de alegria ao ler este livro”, assegura Zé Dassilva.

“Almanaque do Futebol Catarinense” foi patrocinado pelo governo do Estado, por meio da Fundesporte, com apoio do jornal Diário Catarinense.

Fonte: Alesc

Serviço
O que: lançamento do livro “Almanaque do Futebol Catarinense”
Quando: terça-feira (26), às 19h
Onde: na Casa do Patrimônio do Iphan