Empresa dispõe pontos de coleta para reciclagem de óleo de cozinha
O óleo de cozinha usado já pode ter outro destino aqui em Laguna. Quem não sabia como descartar esse produto, agora pode entregar para a empresa Almeida & Maxsul, que recolhe o óleo nas residências e estabelecimentos comerciais.
Para facilitar o acesso, dois pontos de coleta já estão a disposição dos moradores, um no Mercado Público e outro na Academia Boa Forma, no bairro Portinho.
A empresa realiza reciclagem do óleo de cozinha. Aqui ele é refinado, através de um processo maquinário e depois é enviado para produção de Biodiesel, no Rio Grande do Sul.
Para entrar em contato e cadastrar seu estabelecimento o telefone é 3052-9119 / 9919-3757. O local fica na estrada geral da Barbacena.
Contribua com a preservação do meio ambiente:
Estudos comprovam que um litro de óleo de cozinha usado na fritura pode contaminar até um milhão de litros de água. Quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento em casa.
Quando lançado no solo, no caso do óleo que vai para os lixões ou aquele que vem junto com a água dos rios e se acumula em suas margens, este impermeabiliza o solo, impedindo que a água se infiltre, piorando o problema das enchentes.
A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.
O Biodiesel:
O biodiesel é um biocombustível 100% renovável e alternativo ao diesel derivado do petróleo, além de evitar o lançamento dos óleos usados diretamente na natureza, acarretando os malefícios já citados anteriormente.
Outras vantagens do biodiesel é evitar uma parte do lançamento de enxofre na atmosfera, substância presente no diesel de petróleo e que é um dos componentes para a chuva ácida, diminuir os índices de emissão de dióxido de carbono (CO2) e contribuir para a diminuição das importações de óleo diesel, tornando o país ainda mais auto-suficiente energeticamente.
Sua fabricação se dá através de um processo chamado transesterificação, que é uma reação química entre óleos vegetais (novos ou usados) e álcool de cana de açúcar ou metanol (álcool que tem origem no gás natural ou petróleo). Este processo permite que o biodiesel seja também biodegradável.
É cerca de 80% o aproveitamento do óleo usado na conversão para biodiesel, ou seja, 1 litro de óleo pode resultar em, aproximadamente, 800 ml de biodiesel. O processo também gera o glicerol, uma substância empregada nas indústrias e com usos farmacêuticos, alimentícios, perfumaria, plástico e muitos outros.
Fonte: www.sermelhor.com