Recursos para construção de uma creche no município

Seis municípios do sul de Santa Catarina – Criciúma, Araranguá, Tubarão, Laguna, Içara e Sangão – vão ganhar nove centros de educação infantil (CEIs). As unidades serão construídas com recursos do Programa Proinfância, do Governo Federal, totalizando R$ 5,4 milhões. Os recursos foram garantidos por emendas parlamentares do deputado federal Jorge Boeira (PT/SC).

“Cada um dos CEIs terá capacidade para atender até 120 crianças e acabamos de comunicar, oficialmente, às prefeituras que já podem ser iniciados os processos de formação dos grupos de trabalho e providências que devem ser encaminhadas ao Ministério da Educação, onde os projetos estão cadastrados”, informa Boeira.

O prefeito Célio Antônio explica que o Governo Municipal está estudando onde será construído o novo centro infantil. “ Conforme a demanda populacional tudo indica que será na região do Magalhães”.

Cada centro terá, além das salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura e de informática.

Segundo regras do programa todos os centros de educação terão que priorizar a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais aos ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação.

De 2007, quando o Proinfância foi criado, até 2010 foram construídas 2.349 creches em todo país.

Para 2011, a previsão é de investir na edificação de 1,5 mil unidades, incluídas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O repasse do governo federal a cada prefeitura, por unidade, é de R$ 600 mil e os centros têm padrão estabelecido por projeto elaborado por técnicos do MEC.

Fonte: Assessora de Comunicação Deputado Federal Jorge Boeira