Prefeito participa de seminário Pense Pesca em Florianópolis

Um dos principais temas em debate no I Pense Pesca, seminário que acontece na quarta e quinta-feira (14 e 15), na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, é a ampliação da produção aquícola catarinense. O Estado é responsável por cerca de 17% do pescado brasileiro e tem potencial para crescer no interior e na aquicultura litorânea. O prefeito Célio Antônio está participando nesta quarta-feira do seminário.

“Nos debates com técnicos e especialistas na área, observamos que precisamos de políticas e projetos dirigidos para a aquicultura, tanto continental quanto marinha. Temos espaço para crescer”, afirma o deputado Padre Pedro Baldissera, que preside a Comissão de Pesca e Aquicultura (CPA) da Assembleia Legislativa, promotora do I Pense Pesca.

A avaliação do parlamentar baseia-se nos números da produção de pescados do Estado, onde mais de 80% vem da pesca artesanal e industrial litorânea. “A aquicultura tem uma fronteira muito grande. Mas para isso precisamos pensar, em conjunto, um plano de longo prazo para o setor”, observa o parlamentar.

Entre os palestrantes do seminário está Dom Mauro Morelli, bispo emérito da Arquidiocese de Duque de Caxias, que ganhou destaque no Brasil e no mundo pela luta contra a fome. Dom Mauro participa da conferência

O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, também participa do Seminário. Luiz Sérgio antecipou para a quarta-feira (14) a vinda à região, em razão da atividade. O ministro palestra sobre o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da aquicultura e pesca.