Programa Brasil Alfabetizado apresenta mostra de trabalhos

Adultos que voltaram a estudar através do Programa Brasil Alfabetizado nesta quinta-feira irão apresentar o que desenvolveram numa mostra. O evento será realizado no período da manhã, no auditório do Iphan, no centro histórico.

No ano de 2011 foram atendidos aproximadamente 250 alunos. As aulas foram realizadas em unidades escolares, tanto municipal quanto estadual. Também no asilo Santa Isabel, na Unidade Prisional e em algumas residências de alfabetizadores. Os professores receberam formação inicial, a Secretaria de Educação promoveu encontro continuados. Foram utilizados livros didáticos, fornecido pelo Ministério da Educação (MEC). A metodologia utilizada foi a de Paulo Freire com conceitos sociointeracionista.

De acordo com a Nilmara Lopes, da Secretaria de Educação, o programa atendeu inúmeras pessoas que não tiveram condição de freqüentar a escola em tempo regular. “É uma modalidade de ensino e possui um grande valor dentro da educação, pois proporciona a oportunidade para estas pessoas de atualizarem seus conhecimentos. É pensando nessas pessoas que vamos realizar a 2ª Mostra de trabalhos das turmas de alfabetização”.

Foram atendidas localidades do bairro Progresso, Portinho, Passagem da Barra, Ponta da Barra, Barreiros, Magalhães, Centro, Barbacena e Vila Vitória.

Além do livro didático, os alunos recebem todo material escolar fornecido pela Secretaria de Educação, além de merenda escolar.