Obras na Barra do Camacho beneficiam mil famílias de pescadores de Laguna e Jaguaruna

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, autorizaram, nesta terça-feira (1º/11), o início das obras de desassoreamento do canal da Barra do Camacho, no valor de R$ 688 mil. A obra tem um prazo de seis meses para conclusão e beneficiará diretamente mil famílias que vivem da pesca na região.

As obras previstas para o canal facilitarão o intercâmbio entre as águas do Oceano com as lagoas do Camacho e de Garopaba do Sul. Desta maneira, possibilitará o aumento da salinidade no interior das lagoas e a entrada de peixes e crustáceos. “Tenho consciência da importância desta obra para as cidades de Laguna e Jaguaruna, por isso considero motivo de muito orgulho poder trazer o apoio do governo às famílias da Barra do Camacho”, destacou o vice-governador, que é natural da região.

Em seu pronunciamento, o secretário da Agricultura e Pesca destacou a importância da pesca na região para a economia do Estado. De acordo com João Rodrigues, a região de Jaguaruna e Laguna produzem 400 toneladas de camarão por ano e 2.000 mil toneladas de peixe, que somam R$ 4 milhões. Rodrigues informou, ainda, que os equipamentos para iniciar as obras chegará nos próximos dias. “Assim que as obras da barra do Camacho estiverem concluídas, iniciaremos o desassoreamento no campos verdes, para resolver o problema da comunidade de uma vez por todas.”

A execução da obra também envolve a prevenção de cheias na bacia do Rio Congonhas, que abrange os municípios de Jaguaruna, Tubarão, Laguna e Treze de Maio. Depois da retirada dos bancos de areia, a intenção é concentrar esforços nas obras complementares, como o prolongamento dos molhes e o enrocamento (proteção de pedras) que segue até a ponte sobre a Barra do Camacho, na SC-487.

Informações adicionais:
Rafael Pereira Cardoso