Programação do Cine Clube Laguna em dezembro

A programação deste mês no Cine Clube está sendo realizada em comemoração aos 10 anos do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema, com a temática Recomeçar Sempre.

Serão cinco sessões divididas entre filmes, curtas metragens do tipo documentários, ficção, animação e experimental, nos dias 7, 13, 14, 21 e 28.

Veja a programação completa abaixo:

Dia 07 – Filme: DIFERENÇAS (Programadora Brasil). Classificação Etária: 14 anos.
Uma das capacidades mais importantes do cinema é a de conseguir nos aproximar da vida de pessoas cuja realidade desconheceríamos de outra maneira. Seja pelo acesso a filmes de países distantes ou pelas narrativas em outros tempos históricos, o cinema sempre funciona como uma janela aberta ao outro. Mesmo que os filmes presentes nessa coletânea nos apresentem histórias bem próximas geograficamente e que se passem em tempos contemporâneos, ainda assim o que veremos será a possibilidade do contato com realidades bem distintas. Assim, conheceremos o mundo através da perspectiva de deficientes visuais (Reminiscência) e auditivos (O resto é silêncio), de anões (Criaturas que nasciam em segredo), daqueles que a sociedade considera como loucos (Príncipe do fogo) ou tão-somente daqueles que partilham hábitos ou crenças bastante particulares (Labirinto e Patuá). Ao final, vemos que estes ‘outros’, mesmo que a princípio distantes, são de fato bastante parecidos com todos e cada um de nós.

Criaturas que nasciam em segredo de Chico Teixeira, SP, 1995, Documentário, Colorido, 21 min.

Labirinto de Margarita Hernández e Tibico Brasil, CE, 2002, Documentário, Colorido, 19 min.

O resto é silêncio de Paulo Halm, RJ, 2003, Ficção, Colorido, 23 min.

Patuá de Snir Wein, RJ, 2002, Ficção, PB, 14 min.

Príncipe do fogo de Silvio Da-Rin, RJ, 1984, Documentário, PB, 11 min.

Reminiscência de Eduardo Nunes, RJ, 2001, Ficção, Colorido, 12 min.

Dia 13 – Filme: Um Homem que Grita. Direção: Mahamat-Saleh Haroun – 92′. Drama. Classificação Etária: 12 anos.
Este programa traz, em diferentes linguagens, seis curtas-metragens que buscam refletir sobre o poder e os chamados “anos de chumbo” no Brasil, período mais repressivo da ditadura militar (1964-1985) que teve início com a promulgação do AI-5, em 1969. Marcado pela violência e pela falta de limite dos ocupantes do poder, os cidadãos brasileiros tiveram seus direitos políticos e individuais suprimidos e o país viveu um período de censura, falta de democracia e perseguição política aos que eram contra o regime militar.

O programa tenta reconstruir o quebra-cabeça da trilha do poder e da resistência. Uma animação sobre a tirania faz uso da metáfora e da ironia para mostrar o quanto é difícil moldar a natureza humana. As histórias reais dos desaparecidos, dos mortos, dos suicidados, dos sobreviventes se juntam a ficções que mostram que a liberdade sempre surge como fator de resistência social e que a rebeldia é estratégia de luta e de conquista.

Dia 14 – Filme: ANOS DE CHUMBO (Programadora Brasil). Classificação Etária: 14 anos.

Clandestinos de Patricia Moran, MG, 2001, Experimental, Colorido, 11 min.

O dia em que Dorival encarou a guarda de Jorge Furtado e José Pedro Goulart, RS, 1986, Ficção, Colorido, 15 min.

O reino azul de José Medina , Lancast Mota e Otto Guerra, RS, 1989, Animação, Colorido, 14 min.

Um filme de Marcos Medeiros de Ricardo Elias, SP, 1999, Documentário, Colorido/PB, 19 min.

Um tiro na asa de Maria Emília de Azevedo, SC, 2005, Experimental, Colorido, 16 min.

Vala comum de João Godoy, SP, 1994, Documentário, Colorido/PB, 32 min.

Dia 21 – Filme: ANDARILHO. Direção: Cao Guimarães – 80′. Documentário. Classificação Etária: 12 anos.
Entre Montes Claros e Pedra Azul, no nordeste de Minas Gerais, três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas, relacionando-se, cada um do seu jeito, com os elementos de um mundo onde tudo é transitório.

Dia 28 – Filme: DIÁRIO DE MOTOCICLETAS. Direção: Walter Salles – 128′. Drama. Classificação Etária: 12 anos.

Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicana que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.