União cede área para instalação de estação de tratamento de esgoto em Laguna

O Secretário Interino de Planejamento, Luís Durek, recebeu, durante solenidade do Ministério do Planejamento, em Brasília, a portaria de cessão de uso de área da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para a obra do Pac do Saneamento em Laguna.

O terreno com 10.371,78 metros quadrados, localizado na Vila Vitória, foi cedido à Casan para instalação da estação de tratamento de esgoto que está sendo realizada no município.

Nesta primeira etapa, a rede de saneamento beneficiará os moradores da Vila Vitória, Ponta das Pedras, Magalhães, Navegantes, popular Lagoa Preta e algumas ruas do Mar Grosso. A obra iniciou esta semana na rua João Manoel de Souza, na Vila Vitória.

O superintendente da Casan no Sul, Tadeu Bonetti, explica que fossas nas residências não serão mais necessárias após iniciar a coleta. A estação terá como o tratamento do fluído cloacal, bactérias biológicas. “O esgoto sai 95% tratado”, disse Bonetti.

Estação de tratamento

A estação de tratamento será construída em frente ao estádio municipal, conhecido como campo do LEC, entre as ruas João Manoel de Souza e Deputado Pompílio Ferreira Bento, na Vila Vitória.

O prefeito Célio Antônio enfatizou sobre os transtornos que a obra irá trazer. “Asfaltos serão cortados, ruas serão interditadas, trânsito desviado e máquinas na frente das casas o dia inteiro”, alertou. O imposto gerado pela construção da rede no bairro Vila Vitória deverá ser veiculado para melhorias no bairro, como pavimentação e colocação de meio fio.

A obra do Pac do Saneamento contempla três fases, incluindo centro histórico até o bairro Portinho. Os investimentos totalizam R$ 38 milhões.