Pedidos de bençãos para Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Magalhães

A tradicional festa em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes inicia no próximo dia 27 e segue até dia 5 de fevereiro, na paróquia de mesmo nome, no bairro Magalhães. As novenas serão realizadas às 20h. No dia, 2 de fevereiro (feriado municipal), terá missa às 10h e 20h.

Também no dia 2, uma procissão marítima sairá às 17h30 do Iate Clube de Laguna levando a imagem de Nossa Senhora até o atracadouro da balsa.

Às 19h, Nossa Senhora, acompanhada pelos fiéis, segue pelas ruas do bairro até a paróquia. Com chegada prevista às 20h.

Histórico – As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores para o Brasil.

A região do Magalhães sempre foi envolvida com o porto da cidade, muitos trabalhadores e diretores moravam no bairro. Homens ligados ao mar.

No ano de 1911, para aproximar o povo ainda mais com a religiosidade, foi erguida a Capela de Nossa Senhora dos Navegantes e teve sua pedra fundamental lançada em dia 5 de novembro daquele ano.

A construção da Capela contou com o patrocínio do superintendente do Porto da Laguna, engenheiro Polidoro Santiago.

Já em 1912, houve a primeira festa de Nossa Senhora dos Navegantes com grande número de fiéis que acompanharam a imagem da padroeira.

A primeira missa realizada na Capela foi celebrada no dia 25 de dezembro de 1913.

Em 24 de fevereiro de 1966, foi criada a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, pelo Decreto nº 21, assinado pelo bispo Dom Anselmo Pietrulla.

Somente em 1967 foi construída a Casa Paroquial, sendo seu primeiro vigário o Padre Vandelino Shlickmann.

Em 1968 realizou-se a primeira Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, como paróquia.

Em 1º de maio de 1969, foi colocada a pedra fundamental para a construção da nova matriz, que teve seu início em 16 de maio do mesmo ano.

FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Dia 27/01/ – Sexta-Feira

ABERTURA DA FESTA – 21h – com grande carreata saindo da Matriz Nossa Senhora dos Navegantes percorrendo os seguintes bairros do Município: Magalhães, Centro, Progresso, Portinho e Cabeçudas e voltando pelo Mar Grosso para a Igreja Matriz no Magalhães onde os veículos recebem a benção.

Dia 28/01– Sábado

20 horas – Novena Nossa Senhora dos Navegantes.

Celebrante: Padre Itamar Faísca. Padrinhos: Festeiros de Navegantes 2011 e Divino Espírito Santo 2011.

21horas – Salão Paroquial: Movimento de barraquinhas, churrasco, etc.

Apresentação: Grupo de Danças. Árabes Jóias do Nilo.

Dia 29/01 – Domingo

10 horas – MISSA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Celebrante: Padre Rafael. Padrinhos: Comunidade em Geral

12horas – ALMOÇO FESTIVO COM CHURRASCO

15horas – RECREAÇÃO SESC PARA AS CRIANÇAS (Cama elástica, Piscina de bolinhas, pintura e maquiagem decorativa e muito mais)

20 horas – NOVENA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Celebrante: Padre Edemir. Padrinhos: Comunidade, Dizimistas e Ministros da Eucaristia e Batismo.

21horas – Salão Paroquial: Movimento de barraquinhas, churrasco, etc.

Apresentação: BINGO SHOW DE PRÊMIOS NAVEGANTES 2012.

Dia 30/01 – Segunda-Feira

20 horas -NOVENA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Celebrante: Padre Edney. Padrinhos: Movimento de Irmãos Área II – Magalhães, Santo Antonio e Cabeçudas.

21 horas – Salão Paroquial: Movimento de barraquinhas, churrasco, etc.

Apresentação: BINGO SHOW DE PRÊMIOS NAVEGANTES 2012.

Dia 31/01 – Terça-Feira

20 horas – NOVENA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Celebrante: Padre Nilo. Padrinhos: Pastoral da Juventude, Grupos de Jovens, Renovação Carismática, Imaculado Coração de Maria.

21horas – Salão Paroquial: Movimento de barraquinhas, churrasco, etc.

Apresentação: Dança Sênior SESC.

Dia 01/02 – Quarta-Feira

19h30min – Transladação com saída do Colégio Stela Maris até a Igreja Matriz dos Navegantes

NOVENA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES.

20horas – Celebrante: Padre Pedro Goulart

Padrinhos: Rotary e Lions Club

21horas – Salão Paroquial: Movimento de barraquinhas, churrasco, etc..

Apresentação: SHOW COM A BANDA AVE DE RAPINA.

Dia 02/02 – Quinta-Feira

10 horas – MISSA FESTIVA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Celebrante: Padre Marcos Herdt

Padrinhos: Capelas da Paróquia e seus respectivos Padroeiros

Ponta da Barra, Passagem da Barra, Canto da Lagoa, Cigana, Farol, Campos Verdes, Vila Vitória, Ponta das Pedras, etc.

12 horas – Almoço no Salão Paroquial

16h30min – Reflexão: Padre Sérgio Jeremias

17h30min – Procissão Marítima pela Lagoa Santo Antônio e Canal da Barra

Celebrante: Padre Sérgio Jeremias

Padrinhos: Equipe Vocacional, Acolhida, Grupos de Família.

21 horas – Salão paroquial: Movimentos de barraquinhas, churrasco, etc.

Apresentação: Grupo Capoeira Brasil

Dia 03/02 – Sexta-Feira

20 horas – NOVENA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Celebrante: Padre Rafael. Padrinhos: Apostolado da oração, Legião de Maria.

21 horas – Salão Paroquial: Movimento de barraquinhas, churrasco, etc.

Apresentação: Grupo Folclórico Casa da Dindinha.

Dia 04/02- Sábado

Celebrante: Padre Auricélio Costa

Padrinhos: Irmandade Santo Antonio dos Anjos

21 horas – Salão Paroquial: Movimento de barraquinhas, churrasco, etc.

Apresentação: Laguna Little Big Band.

Dia 05/02 – Domingo

10 horas – MISSA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Celebrante: Padre Rafael. Padrinhos: Catequese, Coroinhas, Pastoral da Criança.

12 horas -Almoço no Salão Paroquial.

20 horas – NOVENA DE ENCERRAMENTO DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Celebrante: Padre Rafael. Padrinhos: CAEP, Equipes de Liturgia e Grupos de Canto.

21 horas – Salão Paroquial: Movimento de barraquinhas e churrasco

Apresentação: SESC