Nova sede do Cras da Barbacena será inaugurada

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da região da Barbacena, atende por mês 150 famílias. O trabalho, mantido pela Secretaria de Assistência Social, atrai a população de maior vulnerabilidade social das localidades de Barbacena e Rua da Granja. No dia 1º de março, ás 18h, ao lado da igreja São Judas Tadeu, será inaugurada a nova sede.

O Centro é responsável pela oferta de serviços de proteção da assistência social às famílias em situação de risco social. É a porta de entrada dos usuários à rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). De acordo com a secretária de Assistência Social, Aparecida da Silva, o novo prédio tem maior espaço. A intenção é oferecer mais oportunidades para a população. “Também modificamos todo o sistema da Secretaria para melhor atender. O resultado é um aumento da demanda, com mais pessoas assistidas”, explica.

Entre os serviços disponibilizados no Cras estão: Programa de Atendimento Integral à Família (Paif); acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade social assegurando a proteção social por meio de ações preventivas; atendimento em grupos socioeducativos e de convivência e fortalecimento de vínculos de crianças, adolescentes, famílias, idosos; e atendimento de inclusão produtiva e geração de renda.

O município também conta com outra unidade de Cras na Vila Vitória.