Distribuição de mudas de hortaliças e árvores frutíferas no Dia do Meio Ambiente

Quem passar pelo centro histórico na terça-feira, dia 5, vai poder levar para casa mudas de 10 tipos de hortaliças, oito de árvores frutíferas, além de sementes e plantas ornamentais. A concentração será na praça Paulo Carneiro, em frente ao Mercado Público, no período da manhã. Ação promovida pela Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) e Epagri para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

As mudas de hortaliças foram preparadas pelos estudantes da Escola Municipal Nininha Guedes, de Barbacena. As plantas são doações da Engie, de Capivari de Baixo e as sementes da Epagri.

Além de deixarem o ambiente mais bonito, as plantas ajudam a purificar o ar. As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera.

Por que a data ?

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Mudas disponíveis

Ornamentais

alamada, hibisco, ingá, palmeirinha e pata de vaca

Frutíferas

araça vermelho e amarelo, ameixa, amora, laranja, limão, maracujá e melância

Hortaliças

Salsinha, manjericão, hortelã, tominho, pimenta, rabanete e cenoura.

Feira de Ciências das escolas foi prorrogada

A rede municipal de ensino está organizando a primeira Feira de Ciências das escolas, com o tema Sustentabilidade. Devido a paralisação nacional, as escolas não tiveram aulas, e as atividade ficaram prejudicadas. A Secretaria de Educação decidiu prorrogar a feira para uma nova data, que será divulgada nas próximas semanas.

Texto: jornalista Taís Sutero JP/SC 1796