Dia do Meio Ambiente é lembrado com distribuição de mudas de hortaliças e árvores

Quem passou pelo centro histórico nesta terça-feira, dia 5, pode levar para casa mudas de 10 tipos de hortaliças, oito de árvores frutíferas, além de sementes e plantas ornamentais. A concentração aconteceu na praça Paulo Carneiro, em frente ao Mercado Público, no período da manhã. Ação promovida pela Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) e Epagri para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Eliza dos Santos, da comunidade da Ponta das Pedras, aproveitou a oportunidade e levou várias mudas de salsinha, rabanete e de araçá. “Tenho minha horta em casa e estava sem mudas para plantar. Foi ótimo passar aqui”, disse.

As mudas de hortaliças foram preparadas pelos estudantes da Escola Municipal Nininha Guedes, de Barbacena. As plantas são doações da Engie, de Capivari de Baixo e as sementes da Epagri.

Além de deixarem o ambiente mais bonito, as plantas ajudam a purificar o ar. As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera.

Por que a data ?

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Mudas disponíveis para doação:

Ornamentais

alamada, hibisco, ingá, palmeirinha e pata de vaca

Frutíferas

araça vermelho e amarelo, ameixa, amora, laranja, limão, maracujá e melância

Hortaliças

Salsinha, manjericão, hortelã, tominho, pimenta, rabanete e cenoura.

Feira de Ciências das escolas foi prorrogada

A rede municipal de ensino está organizando a primeira Feira de Ciências das escolas, com o tema Sustentabilidade. Devido a paralisação nacional, as escolas não tiveram aulas, e as atividade ficaram prejudicadas. A Secretaria de Educação decidiu prorrogar a feira para uma nova data, que será divulgada nas próximas semanas.

Texto: jornalista Taís Sutero JP/SC 1796