Sementes são entregues para famílias cultivarem hortas

A Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa Arantes, no bairro Portinho, desenvolve projeto de incentivo para horta familiar e faz entrega de sementes nesta terça-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

Segundo a diretora Juliana Fagundes de Carvalho Luz, o Programa Horta Familiar realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca subsidia o projeto por meio da distribuição gratuita de kits de sementes de hortaliças, as quais podem ser cultivadas em propriedades familiares urbanos e pequenos espaços de solo.

 

No dia de hoje, 5 de junho, faz-se menção ao Dia Mundial do Meio Ambiente, como também se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente no Brasil criada pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, com o objetivo de complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A equipe pedagógica da escola relata dedicar esses momentos ao enfrentamento dos problemas atuais relacionados à natureza.

 

De acordo com a professora Elza Pascoalina de Souza Grott, as ações desenvolvidas na escola devem ser de muito trabalho e conscientização, tematizando a relação de consumo, o combate ao desperdício de alimentos e a possibilidade de organização e cultivo de hortas familiares, as quais podem reduzir a situação de pobreza e fome em que estão imersas muitas famílias.

 

Frases incutidas essa semana nas práticas de sala de aula:

“O homem destrói a natureza na justificativa de sobreviver, a natureza luta para sobreviver, para garantir a sobrevivência do homem.”

“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância.” (Gandhi)

“Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore.” (Martin Luther King Jr.)

 

Atividades para a Semana Nacional do Meio Ambiente desenvolvidas na escola:

 

O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas. Entre os meios mais utilizados para isso, destaca-se:

 

· Palestras na escola;

· Coleta de lixo nos ambientes de uso de comum dos alunos;

· Conscientização da população para o consumo sustentável;

· Plantio de mudas em espaços domésticos.