Escola centenária Jerônimo Coelho será revitalizada. Unidade deve abrigar Colégio Militar em 2019
O centro histórico irá receber um novo impulso educacional e deverá movimentar Laguna. A partir de 2019, a escola centenária Jerônimo Coelho irá abrigar um Colégio Militar destinado à educação de jovens e crianças. Antes, irá passar por uma revitalização anunciada neste sábado, dia 9, pelo governador do Estado Eduardo Pinho Moreira.
Com investimentos de R$ 5,3 milhões a unidade será ampliada e terá a construção de uma quadra coberta.
A restauração do prédio da escola Jerônimo Coelho é apontada como uma obra simbólica pelo governador, que revelou ter frequentado a unidade escolar nas séries iniciais. O prédio tem ainda outra característica: é um dos mais antigos do estado, construído em 1912. “Restaurar essa estrutura é preservar e reconhecer a tradição de Laguna, entre tantas outras vocações, de formar um patrimônio intelectual que contribui e faz história em Santa Catarina”, observou Moreira ao contar que o ex-governador Colombo Salles e desembargadores de justiça também já foram estudantes da escola.
O prefeito Mauro Candemil salientou o trabalho que vem sendo realizado para a instalação da unidade em Laguna. Próximo passo é receber a aprovação do Conselho Estadual de Educação para a instalação do Colégio Militar. “Estamos orgulhosos de mais uma melhoria para Laguna”, disse Candemil, que pontuou as ações do Governo do Estado na terra de Anita Garibaldi, como a obra de pavimentação do Bananal, saneamento básico no Farol de Santa Mart e Cigana, asfaltamento da entrada do Farol de Santa Marta, reforma do Ceal, da escola Ana Gondin e instalação da Udesc.
Nas cidades de Joinville, Blumenau e Lages tem Colégio Militar. No final de cada ano, conforme as vagas disponíveis a Polícia Militar de Santa Catarina lança edital para inscrições do processo seletivo de alunos. Parte das vagas são destinadas a filhos de militares e de funcionários civis da Polícia Militar.
No mesmo ato, o governador inaugurou uma base flutuante, na lagoa Santo Antônio, que vai servir de apoio para navegadores e ao projeto Navegar, que ensina canoagem para crianças e adolescentes da rede pública.
Edição: jornalista Taís Sutero SC 1796