Construção do sistema de tubulação e caixas de inspeções em parte da Julia Nascimento é debatido em reunião

Dando seqüência às reuniões para resolver os problemas do esgotamento sanitário no Mar Grosso promovida pelo gabinete do vereador Preto Crippa, foi apresentado no quarto encontro, realizado hoje (12), o pedido oficial da prefeitura à gerência da Casan de Laguna, para que a mesma faça a construção do sistema de tubulação e caixas de inspeções em toda a via, na parte da rua Julia Nascimento que irá ser asfaltada nos próximos dias. Esta ação será fundamental e preventiva, para que no futuro próximo, assim que sair o projeto do saneamento do Morro da Glória, não precise estragar o asfalto para colocar os canos e C.I.’s naquele trecho.

Foi debatido a criação da comissão de avaliação que irá cuidar e fiscalizar todas as ligações de saneamento do município (da parte com sistema de esgotamento sanitário), onde uma equipe operacional será criada por Decreto Municipal, a fim de dar atendimento, celeridade e transparência nos trabalhos que serão feitos. Com a montagem do grupo, o mesmo passará por uma capacitação da Casan do Estado, com o objetivo de melhorar o conhecimento técnico e avançar na resolução de cada problema que será encontrado, já que há uma diversidade muito grande de tipos de ligações de esgoto em cada casa de Laguna.

O próximo encontro será dia 19, também na secretária de saúde, às 10 horas. De acordo com o vereador Preto Crippa a pauta será o levantamento técnico e criação de proposta de ação para desobstrução dos dois canos de 80 cm que passam pela rua Rene Rollin, limpeza da vala dentro do porto, conserto e manutenção das duas bombas e também limpeza das boca de lobos e caixas de areia, que atualmente estão quase 90% destas entupidas. Com esta ação concluída e posteriormente mantida pelos órgãos competentes, tendência de que diminua cerca de 70% a possibilidade de correr esgoto na areia da praia do Mar Grosso.

No terceiro encontro foi aprovada a nova legislação sanitária ( Lei 187/2008, art. 70) especificando normas para ligação das residências à rede coletora de esgoto do município, que deverá ser votada esta semana na Câmara Municipal. O prefeito Mauro Candemil esteve presente acompanhado de representantes da Vigilância Sanitária, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Turismo, Associação de Moradores e Câmara Municipal.

A alteração será necessária para adequar a rede de esgoto de parte da bacia do Mar Grosso que atualmente está ligada no emissário submarino, pois o emissário será desativado e o esgoto desta bacia será direcionado para estação de tratamento de esgoto da Vila Vitória, não sendo necessária a obrigatoriedade de construção de fossa/sumidouro nas novas construções prediais e residenciais. De acordo com o engenheiro e fiscal da Secretaria de Planejamento, Walmecir Rampinelli, o construtor ou morador só precisa fazer uma caixa de inspeção e ligar seu esgoto direto à rede.

Hoje também está sendo realizado um curso gratuito de capacitação para pedreiros se qualificarem na construção das caixas de inspeção das residências ao sistema de esgoto, necessária para adequação Programa Se Liga na Rede. De acordo com a vigilância sanitária existe uma demanda de mão de obra nessa área que não possui qualificação para o serviço.

No primeiro encontro a Casan apresentou o diagnóstico do Projeto Se Liga na Rede, onde 2.215 imóveis foram vistoriados. Destes, 452 estão com as ligações corretas, 927 estão desconformes, 469 sem vistorias e 152 sem caixa de inspeção. “Este diagnóstico nos ajudou a ter uma visão geral da situação de Laguna”, salientou o engenheiro de operações da Casan Raphael Begotto.

Desativação do emissário submarino
Está em andamento no Instituto do Meio Ambiente – IMA (antiga Fatma) o licenciamento ambiental para desativação do emissário submarino do Mar Grosso e redirecionamento do esgoto desta bacia para a Estação de Tratamento de Esgoto da Vila Vitória.
 Atualmente o esgoto coletado da região entre a Praça Francisco Pinho e a Praça do Vila, na Praia do Mar Grosso, é direcionada para o emissário submarino, sistema que despeja os resíduos em alto mar. Os recursos para esse redirecionamento do esgoto para a ETE já estão disponíveis, porém aguarda a liberação da licença ambiental.

O que é o Se Liga na rede?
O Se Liga na Rede é um programa realizado em parceria com as prefeituras para orientar usuários e fiscalizar as ligações de esgoto em moradias e estabelecimentos comerciais. No caso de irregularidades a empresa fiscalizadora, com o apoio da Vigilância Sanitária pede que sejam feitas as adequações necessárias, e pode inclusive, emitir multa no caso do não cumprimento das exigências.

Texto: Gisele Elis (MTB 6822)