Sepagri divulga trabalho realizado durante a Safra da tainha 2018

A Secretaria de Pesca e Agricultura participou ativamente na construção das documentações dos pescadores artesanais para o reconhecimento do manejo da captura da tainha Safra 2018. De acordo com a supervisora da pesca e aquicultura, Maria Aparecida dos Santos Ramos todas as documentações necessárias para o incemento das embarcações foram enviadas. “Garantido assim a legitimidade dos pescadores para a atividade”, explica.

 

O trabalho também contou com uma base de trabalho no Farol de Santa Marta, onde foi atendido diretamente o pescador da região, para se inserir no sistema suas embarcações.

 

A supervisora ainda salienta que durante toda a safra a Secretaria de Pesca e Agricultura esteve trabalhando em parceria com a Pastoral dos Pescadores e a ONG OCENA. “Desta união será feito o mapa de produção do município, que acontece através de relatórios preenchidoS semanalmente pelos responsáveis de embarcações”.

 

Maria Aparecida explica que de domingo à segunda-feira, os reponsáveis pelo recolhimento dos dados tem o compromisso de inserir os dados no sistema de Brasília, para somatória das cotas referente a pesca artesanal.

 

“Além do mapa de produção, estamos diariamente conversando com os pescadores esclarecendo todo processo e orientando a nova metodologia que foi construída nas reuniões do CPGs (grupo permanente de gestão), que aconteceram em Brasília”.

 

O processo envolveu as representações da classe artesanal e industrial, Ministério Público Federal, Ministério da Pesca e Ministério do Meio Ambiente.