Assinada ordem de serviço para início da obra de pavimentação do Bananal a Ponta Daniel
“Eu não acreditava que esse asfalto iria sair um dia”, contava “Seu” Manoel de Souza, morador da comunidade da Figueira há 75 anos. “Nasci aqui e sou da época que o transporte para o centro era de barco a remo, depois fazíamos a travessia pelo caminho do rei (antiga estrada pelo alto do morro), só então na minha adolescencia a estrada foi aberta”, relembra o pescador, descrevendo como foi feita a abertura da rodovia municipal há cerca de 60 anos atrás, que liga o Distrito de Ribeirão Pequeno, formado por 7 comunidades, à BR-101.
Esperada há mais de 50 anos pelos moradores das comunidades rurais do Bananal, Morro Grande, Figueira e Ponta Daniel, no distrito de Ribeirão Pequeno, a pavimentação da rodovia municipal João Batista Whendhausen Moraes agora será uma realidade. Hoje (22) foi realizada a assinatura do contrato e a ordem de serviço para o início das obras, com a empresa Confer.
“A obra comerçará na próxima semana, já com o levantamento topográfico”, afirmou o prefeito Mauro Candemil, durante a cerimônia de assinatura, que aconteceu no salão paroquial da Figueira.
Num total de 4,8 quilômetros de extensão, a nova estrada irá beneficiar mais de 500 famílias das quatro localidades, além das outras três que ficam no distrito, Parobé, Ribeirão Pequeno e Ribeirão Grande. O segundo trecho de 3,2 quilômetros, da Ponta Daniel ao Parobé, já está com o projeto de pavimentação asfáltica pronto, entregue pela Amurel.
“Precisamos dar qualidade de vida e mais conforto para as comunidades mais distantes”, reforça o prefeito Candemil.
A obra da estrada que liga o Bananal à Ponta Daniel, contempla drenagem pluvial (para escoamento da água da chuva), pavimentação asfáltica, passeio público (calçadas) e sinalização turística. De acordo com a secretária de Planejamento Urbano, Silvânia Cappua, alguns trechos onde a estrada é muito estreita não será possível ter calçada.
A obra é uma antiga reivindicação da comunidade, formada principalmente por pescadores e agricultores, que sofrem com a poeira, buracos e problemas que a estrada de chão batido enfrenta em dias de fortes chuvas.
O pescador Manoel também salientou a importância do asfalto para evitar que a terra da estrada pare de escoar para a lagoa, prejudicando seu assoreamento. “Vai ficar melhor andar de ônibus e não vai mais quebrar minha moto, que sofre com os buracos da estrada”.
Além de facilitar o deslocamento dos moradores a pé e de bicicleta, pois a atual estrada não tem calçada em nenhum trecho. Também melhorará o fluxo de veículos de passeio, assim como o desenvolvimento do turismo rural. A localidade vem se destacando na região pelo incremento dos restaurantes a base de frutos do mar e recebe muitos visitantes nos finais de semana.
“Este é um dos lugares mais belos do mundo. E essa obra vai trazer conforto a esta comunidade, vai permitir o desenvolvimento turístico, atividade vital para a economia. Laguna tem a vocação para história, cultura e turismo. É uma obra que vai atender a estes objetivos”, disse o governador Eduardo Moreira, quando veio à localidade para assinar o convênio.
Recursos do Governo do Estado
A obra receberá investimentos do governo do Estado que totalizam R$ 4,2 milhões e contrapartida do Governo Municipal. Tem prazo para ser executada em sete meses, prevista para finalizar em dezembro deste ano, no máximo em janeiro de 2019.
De acordo com Emerson Beckhauser, engenheiro da empresa Confer, a obra terá seus transtornos como qualquer outra, principalmente porque em alguns trechos estreitos da rodovia terá que ser planejada uma estratégia de viabilidade para todos. “Estamos aqui dispostos a mostrar que executaremos uma obra de qualidade, com seriedade e comprometimento. Contamos com o apoio e ajuda da comunidade para entender os transtornos que fazem parte de uma obra”, salientou.
Texto: Gisele Elis (MTB 6822)