Eleição define novas entidades que compõem o Conselho Municipal de Saúde
Foram eleitas, na semana passada, as novas entidades que representarão do Conselho Municipal de Saúde nos próximos três anos.
De acordo com o presidente do conselho Sebastião Nunes, o objetivo do mesmo é ser um canal efetivo de participação social nas políticas públicas de saúde, que “permite estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade”, ressaltou.
Um dos princípios mais importantes do SUS está relacionado com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde.
“A importância da atuação do Conselho Municipal, desta forma, é inestimável porque garante esta inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade”, destaca Nunes.
Nova mesa diretora:
Foi eleita a mesa diretora do Conselho: Presidente: Sebastião Nunes, Vice-Presidente : Adriana Duarte, Primeiro Secretario: Nivaldo Rodrigues, Segundo Secretario: Selma Serafim. Também foi eleita a Comissão de Finanças: Daniel Araújo, Selma Serafim, Adriana Duarte e Juliano Brawn . Comissão Administração e Saúde: Ana Alice Zeferino, Andréia Cascais, Caroline Ulysséa, Cheyanne de Andrade Leandro. Comissão Hospitalar: Nivaldo Rodrigues e Beatriz Barzan. Comissão Assuntos Jurídicos: Guilherme Silveira e Daniel Araújo.
O que é o Conselho Municipal de Saúde?
Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos colegiados de caráter deliberativo e permanente, formados por prestadores de serviço, representantes do governo, profissionais da saúde e também usuários. No Conselho, a representação dos usuários acontece de maneira paritária em relação aos outros membros (ou seja, os usuários têm direito à metade dos representantes).
A organização dos Conselhos de Saúde não se dá apenas no plano municipal, mas também nas demais esferas de governo: assim como os conselhos municipais, há também os estaduais e enfim o Conselho Nacional da Saúde (CNS), um conhecimento fundamental para o secretário do SUS.