Edital para construção de rede para interligação da Bacia do Mar Grosso à ETE Laguna é lançado

A Casan lançou nesta sexta-feira (29) o Edital de Licitação na modalidade concorrência CP Nº 23/2018, do tipo menor preço para a licitação da Execução de obras civis com fornecimento de materiais para interligação da Bacia A – SES Mar Grosso à ETE Laguna, localizada na Vila Vitória no município de Laguna.

O edital tem por objetivo reduzir o impacto de poluição da praia do Mar Grosso, através da construção de uma rede que fará a interligação do sistema de esgoto existente na Bacia A, no Mar Grosso (Lanchonete Destak até o Iró), que hoje jogam os dejetos diretamente no emissário submarino, implantado há décadas, para esta nova canalização direcionada diretamente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Vitória.

De acordo com o prefeito Mauro Candemil este edital é um passo muito importante para Laguna. “Depois de algum tempo, por ação que desencadeamos com a Casan de Laguna e sua Diretoria Central, finalmente saiu este edital, que já vem sendo intermediado desde 2017 pelo então vice-governador Eduardo Moreira, em reunião que tivemos com o presidente Valter Gallina e Diretor de Planejamento Paulo Meller, também motivado por ação do Ministério Público”.

Os recursos financeiros para pagamento do objeto da presente licitação são provenientes da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) – 12% e contrato de financiamento nº 0296.213-14/2009 com a Caixa Econômica Federal (CAIXA) – 88%, contemplados no orçamento 2017 e 2018 Conta Orçamentária 49900004. O orçamento máximo para esta licitação é de R$ 1.683.898,15.

Os documentos deverão ser entregues até dia 13/08 às 10 horas. O edital na integra poderá ser consultado no site www.casan.com.br, no link “Licitações”. Demais informações (48) 3221-5221.

Projeto de macrodrenagem

Aliado ao lançamento desde edital segue em paralelo a discussão do projeto de madrodrenagem sugerido pelo Comitê de Esgoto composto por servidores do governo municipal, vereadores e Casan, que trata da limpeza e desobstrução das tubulações principais da Rua Rene Rollin, saída do Porto Pesqueiro e as sete saídas para a praia.

Atualmente estas tubulações encontram-se 90% obstruídas por areia e também lixo. Devido a esse problema, o escoamento não segue pelas tubulações e muitas ruas ficam alagadas com a chuva.

O próximo passo a equipe da Secretaria de Planejamento apresentará o orçamento deste serviço, para posteriormente oficializar o convênio e parceria com a Casan, para executar o cronograma de ações.

“Ações vem sendo feitas, mas não acontecem rapidamente como todos gostariam. Estamos trabalhado através de parcerias para trazer o resultado esperado por todos o mais breve possível pedimos apenas paciência e que acompanhem as notícias”, salientou o Mauro Candemil.