Sepagri divulga levantamento da pesca em Laguna

No dia 1 de Julho de 2018, a equipe responsável pela região de Laguna, os Engenheiros de Pesca, Wagner João Vieira e Joana Nobre Niehues, entregaram para a Secretaria de Pesca e Agricultura – SEPAGRI, os dados obtidos pelo Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira em Santa Catarina – PMAP, que vem sendo desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, desde maio de 2016.

 

O PMAP-SC monitora a produção, o esforço e as áreas de pesca industrial e artesanal em 35 municípios litorâneos de Santa Catarina. Os resultados são gerados por semestre, sendo esses dados referentes ao segundo semestre do ano de 2017 (Julho a Dezembro) sobre a pesca artesanal em Laguna.

 

Os dados da produção foram obtidos a partir de informações prestadas pelos pescadores do município. Os valores são ainda provisórios, pois estão sujeitos a correções se novas informações foram obtidas.

 

No período de julho a dezembro de 2017, a pesca artesanal no município de Laguna apresentou uma produção de 5461,3 toneladas. Os meses de outubro e novembro foram os mais produtivos, acumulando 47% da produção municipal registrada nesse período.

 

Figura 1. Percentual mensal da produção artesanal em Laguna, de julho a dezembro de 2017. Dados provisórios. Fonte: PMAP-SC, Univali.

 

As principais categorias de pescado capturados foram: siri, enchova, corvina, tainha, abrótea e camarões que, juntas, somaram 85,2% do total, conforme Tabela 1 abaixo. A maior parte das capturas foi obtida com o emprego de redes de emalhe.

 

Espécie

Percentual Capturado (%)

Siri

26,9

Enchova

26,4

Corvina

11,4

Tainha

11,1

Abrótea

5,76

Camarões

3,64

Outras

14,7

Total

85,2

 

Tabela 1. Percentual capturado por categorias de pescado na produção artesanal de Laguna, de julho a dezembro de 2017. Dados provisórios.