Vigilância Sanitária notifica residências com ligação clandestina de esgoto na rede pluvial do bairro Portinho

Uma operação conjunta realizada pela Vigilância Sanitária do município e Secretaria de Obras, hoje (11), resultou na identificação de ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial da Rua Lucas Batista, no bairro Portinho.

 

A Secretaria de Obras está abrindo a rua para colocação das tubulações da drenagem da rede pluvial, pois a via está sendo pavimentada com lajotas, numa parceria entre moradores e prefeitura. Com isso, foram identificadas as irregularidades, ou seja, as ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial, que serve somente para escoamento da água da chuva.

 

De acordo com o fiscal sanitário Jadson Fretta, responsável pelas notificações dos moradores, o esgoto ligado na rede pluvial acarreta contaminação do lençol freático, além de ser direcionado para a lagoa com o escoamento da chuva. “Os danos ao meio ambiente são graves”, afirma Jadson Fretta.

 

Localizada a cerca de 200 metros da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, a rua não possui rede coletora de esgoto da Casan. Por isso, segundo o fiscal sanitário, os moradores devem adequar o esgoto das residências com fossa, filtro e sumidouro. “A tubulação das casas que estão ligadas na rede pluvial devem ser isoladas e fechadas”, explica Jadson.

 

Nelson da Silva, morador do bairro, recebeu a notificação e afirmou que realizará o isolamento da tubulação que está ligada na rede pluvial. “Já tenho fossa e sumidouro, mas não sabia que tinha que isolar aquela saída. Vou fazer a adequação”, disse.

 

Já o senhor Antônio Carlos, também residente desta rua, recebeu a vistoria e mostrou que sua casa está adequada com a rede instalada corretamente.

 

Saiba mais:

 

Foi assinado esta semana, pelo prefeito Mauro Candemil, o Decreto (nº5037/2018) que constitui a comissão de avaliação e acompanhamento para resolução de problemas relacionados ao saneamento básico e drenagem de Laguna.

 

A comissão será formada por representantes de oito secretarias do Governo Municipal, entre elas a Vigilância Sanitária, Casan, Associação Comercial de Laguna e Associação de Moradores do Mar Grosso. Na próxima reunião, dia 17, todos os representantes destes órgãos e instituições serão convocados a participar e estabelecer um cronograma de ações.