Redes de pesca são apreendidas nos Molhes da Barra

Na noite desta quarta-feira ocorreu a apreensão de duas redes de pesca irregulares no Canal dos Molhes da Barra. A denúncia foi feita pela comunidade à Polícia Militar Ambiental.

No início do mês, o Governo Municipal sancionou a lei proibindo a pesca com rede de emalhe, de qualquer modalidade, a partir da entrada do Canal da Barra de Laguna (Molhes), em toda extensão de seu canal de navegação. A intenção é proteger os botos, ameaçados pelas redes clandestinas.

No final de semana, a guarnição de patrulhamento aquático realizou a captura de duas redes de emalhe e um espinhel com 60 anzóis, no Rio Tubarão.

As redes encontradas tinham 4 metros de altura por 80 metros de comprimento e 3 de altura e 60 de comprimento.

Ambos artefatos estavam atravessados de margem a margem.

De acordo com a secretária de Pesca e Agricultura, Patrícia da Silva Paulino, as apreensões ocorreram embasadas na nova lei municipal elaborada pelo poder executivo, que já está fazendo efeito.

Lei foi aprovada

No inicío do mês de julho, o projeto de lei ( nº033/18) foi sancionado pelo prefeito de Laguna, Mauro Candemil, de autoria do próprio executivo, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, proibindo a pesca com rede de emalhe, de qualquer modalidade, a partir da entrada do Canal da Barra de Laguna (Molhes), em toda extensão de seu canal de navegação e as águas que costeiam o lado norte da Lagoa Santo Antônio dos Anjos até os locais denominados Arial e Arrebentão.

Além disso, também fica proibida a pesca para captura de bagres através de redes de emalhe no Rio Tubarão, a partir da divisa com Capivari de Baixo e Tubarão, até a saída para o Molhes da Barra e sua fronteira com o Oceano Atlântico. Os infratores estão sujeitos às penalidades impostas pela lei de crimes ambientais (Lei nº9.605/98).

O que é rede de emalhe ?

É um tipo de rede disposta verticalmente e fica ao fundo até altura da água, por meio de âncoras (poitas). O tamanho das malhas varia em função das espécies a serem capturadas.

É uma rede que funciona de forma passiva, pois a captura ocorre pela retenção dos peixes na malha da rede, também denominada de rede de espera.

A rede é de forma retangular que se estendem nos pontos de passagem de cardumes.

Estas redes são muito utilizadas na captura de espécies como corvina, bagre e outros.

Como denunciar ?

Na Polícia Ambiental no (48) 3647-7880