Sepagri participa de 13° Seminário Regional de Piscicultura

Neste mês a secretaria de Pesca e Agricultura através dos servidores Thaís Agda Rodrigues e Adriano Balduíno participaram do 13° Seminário Regional de Piscicultura durante a 15° Feagro – Feira e Exposição Agropecuária do Vale de Braço do Norte e Região que ocorreu no município de Braço do Norte, abordando como tema a Biotecnologia e Inovação para Aquacultura.

 

O evento teve a presença de Sérgio da Costa – Secretário do Estado de Pesca, Gustavo Gimi – Gerente Regional da Epagri de Tubarão, Deise Vieira – Representante da Sebranorte, Adir Engel – Secretário de Agricultura de Braço do Norte e Presidente da Feagro, Luiz Gustavo – Coordenador Epagri de Tubarão, bem como produtores rurais da região.

 

Segundo o secretário do Estado de Santa Catarina, Sérgio da Costa, houve a reativação da Câmara Setorial da Piscicultura e está tramitando na Assembleia Legislativa a nova Lei Estadual da Piscicultura, uma atualização da Lei nº 15.736/2012. O objetivo é que a piscicultura catarinense seja permitida em áreas de preservação permanente – seguindo critérios que liberem a produção, sem comprometer a preservação da vegetação nativa. No Estado, a maioria das propriedades tem menos de 50 hectares e conta com mão de obra familiar. Com o espaço reduzido, 95% dos açudes e viveiros para cultivo de peixes de água doce estão em áreas de preservação permanente. E, por isso, os produtores não possuem licença ambiental, ficando impossibilitados de acessar o crédito rural, os programas de fomento do Governo Federal e Estadual e, até mesmo, as medidas de recuperação ambiental.

 

Foram proferidas duas palestras, sendo a primeira do pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, Bruno Correa da Silva. Na oportunidade, comentou sobre a qualidade do alevino de tilápia e os cuidados de povoamento, incentivando o piscicultor a como melhorar o manejo e a qualidade na obtenção dos alevinos. Também falou acerca do programa de melhoramento genético que a Epagri vem realizando com a linhagem GIFT-Epagri, uma seleção para as condições climáticas de Santa Catarina, já que a tilápia é uma espécie que possui tolerância ao frio.

 

A segunda palestra teve como tema Imunidade, Sanidade e Biorremediação na Tilapicultura com o uso de probióticos, leveduras probióticas e seleno-leveduras. A mesma foi proferida pelo Engenheiro de Pesca Marcelo Borba, da empresa Phileo/Aqua. Marcelo comentou sobre o Estado de Santa Catarina ser o 3° maior produtor de tilápia, estando atrás apenas dos Estados do Paraná e São Paulo.
A participação do produtor rural, consequentemente, piscicultor, foi predominante no evento, de modo que, essa região tornou-se a maior produtora de peixes de água doce do Estado de Santa Catarina, sendo a tilápia a principal espécie cultivada, em seguida as carpas e trutas e por último os peixes nativos, conforme os dados da Epagri.

 

Atualmente a região possui 7 associações de piscicultores e pela primeira vez o peixe passou a fazer parte também da logo oficial da feira, conforme comentou o presidente da Feagro 2018.