Campanha de vacinação contra a gripe continua até dia 25. Laguna já imunizou 1.243 mil idosos

A população está sendo imunizada contra a gripe A H1N1 e outros dois tipos do vírus influenza: A (H3N2) e B. As unidades de saúde no município estão atendendo moradores até o dia 25 de maio. A campanha é destinada aos idosos acima de 60 anos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 2 anos.

No último sábado, os postos de saúde estiveram abertos com profissionais à disposição da população. De acordo com o setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde foram vacinados 1.243 idosos, 222 crianças, 18 trabalhadores da saúde e 94 gestantes.

O principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população.

No município a meta é vacinar 7.545 mil idosos, 863 crianças e 431 gestantes

Como a vacina deste ano tem a mesma composição da distribuída no ano passado, pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças de seis meses a dois anos de idade. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Pela primeira vez, as pessoas que estão cumprindo pena em presídios também estarão cobertas pela campanha. Em Laguna, aproximadamente 140 detentos poderão ser vacinados.

“É muito importante que pais, responsáveis e a população em geral façam a sua parte. A prevenção continua sendo o melhor remédio”, salientou a secretária municipal de saúde, Tanara Cidade de Souza.

Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.