Evento mundial que incentiva a prática regular de exercícios será realizado dia 30

“Você se mexe e o mundo mexe junto” é o tema do Dia do Desafio, evento mundial coordenado na América do Sul pelo Serviço Social do Comércio (SESC). Realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, o movimento é uma campanha à prática regular de exercícios e atividades físicas. Em Santa Catarina 156 cidades vão aderir ao movimento sob o comando de Unidades do Sesc-SC, prefeituras municipais e diversas parcerias locais.

No dia 30 de maio, os catarinenses serão convidados a parar por pelos menos 15 minutos para praticar alguma atividade física. Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas. Em cada município o Sesc e as prefeituras prepararam uma programação diferente para atrair e incentivar a participação do público. No ano passado, 1,3 milhão de catarinenses participaram do Dia do Desafio. A cidade de Laguna irá participar competindo com o município de Calixto Garcia (Cuba). No dia do evento os interessados em participar podem ligar para o Sesc e fazer o registro no 3644-0152.

Competição

Para motivar ainda mais o engajamento, as cidades participantes concorrem entre si para ver quem consegue mobilizar o maior número de pessoas. A premiação, porém, é apenas simbólica, como afirma a organização do evento: “A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário”. Nesta edição, mais de 4 mil cidades no mundo inteiro aderiram ao movimento, e destas, 1.946 são brasileiras. As cidades participantes e suas concorrentes podem ser conferidos em http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/geral/cidadeXcidade.

Sobre o Dia do Desafio


O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela Tafisa (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo SESC/SP e organizado pelos departamentos regionais do Sesc em todo o País, em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo SESC/SP em 1995.