Cadastro do cartão nacional de saúde

A Secretaria de Saúde vem intensificando campanha de conscientização e orientação à população, para que faça seu cadastro para emissão do Cartão Nacional de Saúde.

Esse cartão é um documento gratuito de identificação individual do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), válido em todo o território nacional. O uso do Cartão Nacional de Saúde facilita a marcação de consultas, doação de sangue e medula, exames, acesso ao fornecimento gratuito de medicamentos e a todos os procedimentos médicos e laboratoriais oferecidos pela Rede Pública. Em Laguna mais de 32 mil pessoas já têm o cartão.

O cartão ainda permite que o histórico clínico dos pacientes seja consultado pelos agentes de Saúde, a partir de uma base de dados, facilitando assim a continuidade ou mudança dos procedimentos necessários.

Em Laguna, o usuário deve procurar a sede da Secretaria de Saúde, na rua Barão do Rio Branco, no centro histórico, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Precisa levar identidade, CPF e comprovante de residência. Por dia, mais de 50 pessoas solicitam o cartão, que fica pronto na hora.

Por determinação do Ministério da Saúde, desde 1º de março de 2012, para ter acesso aos serviços oferecidos pelo SUS, todos os usuários deverão possuir e portar o Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como Cartão SUS.

Cadastro

O cadastro para emissão e obtenção do Cartão SUS deve ser feito na Secretaria de Saúde. Para tanto, basta a apresentação de documentos pessoais de identificação, como RG e CPF.

O usuário do SUS, que tirou seu cartão em outro município, não necessita novo cadastro. Basta tão somente a atualização de endereço, já que o Cartão SUS, além da identificação pessoal do usuário também registra o vínculo ao domicílio.

Com o cadastro é permitido a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de Saúde.