Comunidade de Cabeçuda presta homenagens ao São Pedro

De 29 de junho a 8 de julho, o bairro Cabeçuda, em Laguna, estará reverenciando seu padroeiro, São Pedro Apóstolo, protetor dos pescadores.

Os organizadores idealizaram uma programação diversificada, incluindo atrações religiosas e sociais com diversão para toda a família.

Todas as noites, várias atrações estão reservadas aos fiéis, quer seja na Igreja Matriz ou no Centro de Convivência: missa novena, transladação, procissão, shows, apresentações culturais e completo serviço de bar e barraquinhas.

Programação Religiosa

Sexta-feira 29/06
19h – Transladação da imagem de São Pedro saindo da Igreja do Nossa Senhora Auxiliadora, Progresso, para Igreja Matriz em Cabeçuda
20h – Missa novena de abertura

Sábado 30/06
19h30min – Missa Novena

23h – baile

De domingo 1/7 a sábado 7/7
19h30min – Missa novena

Domingo 8/7
10h – Missa Festiva – Procissão percorrendo as principais ruas do bairro

Durante todos os dias haverá completo serviço de bar e barraquinhas com pinhão, quentão, bingo, rifas e apresentações culturais.

São Pedro Apóstolo:

Discípulo de Jesus nascido em Betsaida, Galiléia, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos e tido como fundador da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa.

Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum. Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus por seu irmão, em Betânia, onde tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de João Batista.

No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que siginificava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo. Jesus, além de mudar-lhe o nome, o escolheu como chefe da cristandade aqui na terra.

Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze, participando dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. Teve, também, seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar.

Após a Ascensão, presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades.

Foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu à comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana, e, por isso, segundo a tradição, foi executado por ordem de Nero.

Conta-se, também, que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indígno de morrer na mesma posição de Cristo. Seu túmulo se encontra sob a catedral de S. Pedro, no Vaticano, e é autenticado por muitos historiadores. É festejado no dia 29 de junho, um dia de importantes manifestações folclóricas por todo território brasileiro.