Projeto Ação Cidadã irá oferecer serviços gratuitos à comunidade

No sábado, dia 24, o Polo Universitário Municipal irá desenvolver o projeto Ação Cidadã, onde deverá disponibilizar serviços de manicure, pedicure, corte de cabelo, certidão de nascimento e casamento. Também distribuição de plantas nativas e orientações sobre saúde.

Uma naturóloga e um engenheiro agrônomo estarão à disposição do público para tirar dúvidas e receber informações. O Sesc irá trazer o projeto Cinema na Escola e a biblioteca pública as atividades do “Leia e passe adiante”.

A Ação começa às 9h encerrando às 16h, no Caic, no bairro Portinho.

Acadêmicos do curso de pedagogia, gestão pública, ensino de ciências, administração e gestão em saúde estarão integrando a equipe de voluntários.

Segundo a coordenadora do Polo Universitário Municipal, Maria de Lourdes Correa, o objetivo é promover ações sociais por meio de parcerias. “Incentivar a interação, reflexões e mudanças na sociedade também são fundamentais”, explica.

As secretarias de Saúde, Educação e Fundação Lagunense do Meio Ambiente também são parceiras do projeto. A Escola de Educação Básica Elisabeth Ulysseá, Sesc e o cartório de registro civil também irão contribuir com o evento.

Saiba mais:

O Polo Universitário Municipal foi criado em julho de 2005, através da Lei 1.104, que firmou acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Em agosto de 2009, o Polo passou a ser integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), um projeto criado pelo Ministério da Educação, em parceria com os Estados, Municípios e Instituições Públicas de Ensino Superior, para oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, visando ampliar o número de vagas na educação superior para a sociedade e promover a formação inicial e continuada para os profissionais do magistério e Administração Pública.

Inicialmente, o local foi preparado pela prefeitura para receber os cursos da UFSC, e foi mobiliado pela universidade, conforme acordo firmado entre as partes. Hoje, quem mantem o espaço é o Governo Municipal, que também disponibiliza os funcionários, exceto os tutores dos cursos que são selecionados através de editais das próprias universidades que integram a UAB.